domingo, 7 de março de 2021

O TEMPLO JESUS!

 

O Evangelho de hoje é maravilhoso. Quando falamos em templos muito grandes e bonitos, com muita ou pouca gente, estamos a falar em templos, sim, mas templos onde os cristãos se juntam para orar, meditar, dar glória a Deus, aprender a  compreender as lições descritas na Bíblia, para recebermos os Sacramentos que Jesus nos deixou, para adorarmos Jesus Sacramentado, para participar na Eucaristia, para receber Jesus…

Mas, o nosso verdadeiro Templo é Jesus!

E se Jesus é o nosso verdadeiro templo, quando O recebemos e vivemos na Sua Graça, somos nós, é o nosso coração o templo onde Ele habita.

“”Santo Agostinho (354-430)

bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja Sermão 163, 5

«Destruí este Templo, e em três dias o levantarei»

Somos operários de Deus e construímos o Templo de Deus. A dedicação deste Templo já teve lugar na sua Cabeça, uma vez que o Senhor ressuscitou dos mortos, após ter triunfado da morte; tendo destruído nele o que era mortal, subiu ao Céu [...]. Agora, nós construímos este Templo pela fé, para que também ele seja dedicado aquando da ressurreição final; é por isso que [...] há um salmo intitulado: «Quando se reconstruía o Templo, após o cativeiro» (95,1 Vulg). Recordai-vos do cativeiro onde estivemos outrora, quando o demónio tinha o mundo em seu poder, como um rebanho de infiéis. Foi por causa deste cativeiro que o Redentor veio até nós: Ele derramou o seu sangue para nos resgatar e, pelo seu sangue derramado, suprimiu o bilhete da dívida que nos mantinha cativos (Col 2,14). [...] Outrora vendidos ao pecado, fomos libertados pela graça.

Agora, após este cativeiro, construímos o Templo e, para o edificar, anunciamos a boa nova. É por isso que este salmo começa assim: «Cantai ao Senhor um cântico novo». E, não vás tu pensar que este Templo foi construído num pequeno recanto, como o constroem os hereges que se separam da Igreja, presta atenção ao que se segue: «Cantai ao Senhor Terra inteira». [...]

«Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor Terra inteira». Cantai e construí! Cantai e «bendizei o seu nome» (v. 2). Anunciai o dia nascido do dia da salvação, o dia nascido do dia de Cristo. Quem é, com efeito, a salvação de Deus, senão o seu Cristo? Para pedir a salvação, rezamos o salmo que diz: «Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericórdia, e dai-nos a vossa salvação». Os justos desejavam esta salvação; sobre eles, dizia o Senhor aos seus discípulos: «Muito quiseram ver o que vedes, e não viram» (Lc 10,24). [...] «Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor». Vede o ardor dos construtores! «Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome». Anunciai a boa nova! Que boa nova é esta? É o dia nascido do dia [...]; é a luz nascida da Luz, são os Filhos nascidos do Pai, é a salvação de Deus! É assim que se constrói o Templo após o cativeiro.””

Jesus é o verdadeiro Templo de Deus, é o Templo Deus com o Pai e o Espírito Santo. Enquanto que Deus Pai e o Espírito Santo não têm Corpo, Jesus tem Corpo que pelo nosso pecado se deixou morrer mas Ressuscitou ao terceiro dia. Não Ressuscitou mais para esta vida, mas para a eternidade que conquistou para nós, para a eternidade onde nos espera e para o que tentamos preparar-nos o melhor que podemos a todo o custo.

Jesus/ Deus, vive connosco. O imenso amor que nos consagra não o deixa estar ausente de nós, e quanto mais necessitados estivermos, mais Ele nos acompanha. Acompanha de tal modo, que até no pequeno trabalho que fazemos inúmeras vezes nos guia. É uma autêntica loucura o Amor imensamente misericordioso e cuidadoso de Deus!

Apetecia-me contar alguns casos específicos passados comigo na maior simplicidade do meu trabalhinho para puderem compreender melhor o que escrevi, o que partilhei, mas é melhor não. Haverá ocasião mais oportuna.

A vida é uma caminhada em que se aprende a cada segundo. E se eu tivesse estas certezas que hoje tenho há muitos anos atrás, escusava de me ter sacrificado tanto e chateado tanto a mim e a quem comigo convivia mais de perto.

Foi preciso olhar bem para mim e… mediante as minhas enormes dificuldades que não me deixavam proceder como eu sabia que Deus queria, começar a falar com Deus a todo o momento sobre o que me preocupava.

Louvado sejas meu Deus e Senhor, Senhor e conhecedor da minha vida e do meu coração, que conheces melhor do que eu me conheço. Toma conta de mim e ajuda-me a compreender o que queres que eu faça, para mim e para toda a gente que amo, pois somos todos irmãos!

Louvado sejas! Que sempre sejas louvado, querido e amado, por toda a gente, indiferentemente!

São José, que tanto sofrestes por nós, protegei o povo do Senhor!

Hermínia Nadais

Sem comentários: