sexta-feira, 5 de março de 2021

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS!

 


Apareceste Senhor, a Santa Margarida Maria Alacoque, mostrando-lhe a misericórdia  do Teu Sagrado  Coração Sofredor por todos os homens, mas sofrimento não considerado pela enorme parte deles.

Tenho saudades! Muitas saudades, Senhor, daquelas primeiras sextas feiras em que me levantava antes das seis horas da manhã para nos juntarmos na Igreja em oração ao Teu Sacratíssimo Coração! Havia as mais variadas orações, ladainha, Eucaristia  e Adoração Eucarística!

Nas vésperas, de tarde, havia sempre confissões. E o Padre tinha o cuidado de estar sempre mais cedo para atender de confissão a quem não tinha podido fazê-lo na véspera. E se eram demais, no fim das  orações continuava a sua maravilhosa tarefa

Quer dizer, podíamos confessar-nos todos os esses sem andarmos a pedir aos sacerdotes essa benesse.

As sextas feiras a fazer era,.. são nove. E depois de nove meses , tornava-se habitual. E quem podia, continuava com essa maravilhosa devoção.

Nas famílias que tinham crianças pequenas demais ficava alguém em casa para lhes dar o necessário apoio.

Depois, durante o mês, havia muitas comunhões nas eucaristias, não só dominicais, porque muita gente ia, à semana, á missa.

É certo que as escolas das crianças eram próximas de casa, os trabalhos eram, na sua grande parte, nos campos, pois não havia as fábricas que hoje há, os trabalhos eram diferentes. E os Padres, havia um por paróquia, às vezes mais ainda. As famílias gostavam de ter um elemento consagrado ao sacerdócio, sempre que podiam!

Tenho setenta e quase cinco anos. Ainda não foi há tanto tempo assim.

Como as coisas mudaram!

Ao sábado tínhamos a devoção a Nossa Senhora, a devoção dos cincos primeiros sábados.

Agora… só oiço falar na devoção dos cinco primeiros sábados a Nossa Senhora em Fátima!

De resto… parece que tudo acabou!

Depois… as crianças fazem a Primeira Comunhão… Comunhão Solene ou Profissão de Fé… alguns jovens chegam ao Crisma ou Confirmação… e são pouquíssimos os que  permanecem ligados à Igreja de Pedra onde a Igreja de Carne se deve juntar.

O comportamento das pessoas não piorou, mas não está a ter o apoio que necessitava na época certa. As catequeses, por muito esforço que façam, e fazem, eu sei, já passei por lá com o maior empenho, mas não é o suficiente, até porque os pais e restantes familiares não ajudam, pensam que, passada a catequese, está tudo pronto, mas não está!

A vida é uma caminhada, toda ela é uma caminhada! Mas a parte da vida que nunca morrerá só é visível nos bons comportamentos e é uma caminhada ainda mais importante e urgente em todos os homens e mulheres, o que não acaba com a catequese, mas tem, necessariamente, de recomeçar muitas vezes depois dela, tem de ser mesmo uma  catequese permanente, pois acaba apenas com a morte ou passagem à outra vida, em que olhando as nossas atitudes, são pouco pensadas!

Não estou louca! Sou o que sou, melhor dito, sou o que Deus tem feito de mim, porque errei muito e recomecei inúmeras vezes a caminhada!

Mais uma coisa que me preocupa! Nunca critiquemos quem se porta mal, quem pratica más ações, porque todos as praticamos! E Deus gosta de cada filho tal como é, e nós, como irmãos em Cristo, temos de nos preocupar e rezar muito para que todas as pessoas consigam descobrir em si o Deus que as habita, ainda que escondido debaixo de um montão de atitudes depravadas. E é com esses e essas pessoas que Deus se preocupa mais, e por Ele e com Ele, também nós nos devemos preocupar,

Quaresma, tempo de conversão! Convertamos a nossa maneira de sentir, ser e estar, e convertamo-nos, rezando muito pela conversão dos pecadores, principalmente dos que estiverem mais distantes de descobrir a ação de Deus em suas vidas, porque está escondida pelo pecado!

Sagrado Coração de Jesus, vela por todos nós, principalmente pelos que mais precisarem e que Tu sabes muito bem quem são!

Sagrado Coração de Jesus, toma conta de mim e de toda a gente, eu confio em Ti, na Tua Misericórdia infinita!

Hermínia Nadais

Sem comentários: