domingo, 28 de março de 2021

A VERDADEIRA ÁRVORE DA VIDA

 


O Domingo de Ramos foi, de facto, muito tocante! Tanto, que me fechou em mim por um tempinho tal que não consigo dizer palavra. A escuta atenta da leitura completa da Paixão do Senhor escrita por São Marcos, tocou, ensinou, disse, abriu os ouvidos e o coração da vida, de modo a que tenhamos mais coragem para nos agarrarmos à Cruz da cada segundo que é a mais verdadeira das árvores!

“”São Boaventura (1221-1274) franciscano, doutor da Igreja

«A Árvore da Vida»

Eis o nosso Rei

O Bom Jesus, fonte de misericórdia, para nos dar testemunho da sua bondade, não chorou amargamente uma só vez, mas muitas, sobre a nossa miséria: primeiro, sobre Lázaro, depois sobre a cidade; finalmente, na cruz, os seus olhos misericordiosos soltaram torrentes de lágrimas em expiação de todos os pecados. [...] Ó coração duro [...], vê o teu Médico em lágrimas e «toma luto como por um filho único» (Jer 6,26). [...]

Depois da ressurreição de Lázaro, depois de o vaso de perfume Lhe ter sido derramado sobre a cabeça, depois de a sua fama se propagar entre o povo, prevendo que a multidão viria ter com Ele, Jesus monta um burrinho a fim de dar um exemplo admirável de humildade perante os aplausos do povo. Mas, enquanto a multidão cortava ramos de oliveira, estendia os mantos no caminho e entoava cânticos de louvor, Ele não esquecia a miséria de todos e entoava o seu lamento pela destruição da cidade.

Ergue-te, pois, serva do Salvador, para contemplares, como filha de Jerusalém, «o teu rei Salomão» (Cant 3,11) nas honras que Lhe presta com veneração sua mãe, a Sinagoga, no mistério da Igreja nascente. Acompanha fielmente o Senhor do Céu e da Terra montado num burrinho. Acompanha-O com os ramos de oliveira e as palmas das tuas obras de piedade e as aclamações das tuas virtudes.””

Tenho benzidos os meus raminhos de alecrim! Tenho uma semana para viver a sério com Deus e os irmãos, o melhor que puder!

Amo-Te, Senhor Jesus, acima de tudo e de todos, e por Teu Amor amo, desculpo, compreendo, aceito, ajudo os homens e mulheres que me destes como irmãos!

E isto, porque Tu, Jesus, És a minha companhia, a minha ajuda, a presença efetiva na minha solidão, a força que anima as minhas paupérrimas atitudes e me alivia o coração!

Obrigada, Senhor! Que És o tudo no alto da Cruz onde morreste, e dela nos dás o tudo que necessitamos, e nos dizes claramente que abracemos a cruz que a vida nos trouxer, de modo a que cheguemos junto de Ti quando Te dignares vir-nos buscar com a bendita morte!

De Colores! Viva Jesus!

Hermínia Nadais

Sem comentários: