domingo, 21 de março de 2021

«QUANDO FOR LEVANTADO DA TERRA ATRAIREI TODOS A MIM!»

 

O Evangelho da Eucaristia de hoje ( Jo 12, 20-33) fez-me pensar… e deixou-me a pensar! E pensarei até não sei quando, pois é tão intenso e profundo que não vejo jeitos de o compreender capazmente.

O fato das pessoas se dirigem aos Apóstolos para conhecerem Jesus, é normal, não eram daquela terra, era natural que gostassem de O conhecer. Mas Ele não Se lhes mostrou como foi solicitado!

No meu pouco entendimento, e pelas palavras que proferiu, para dar a perceber que não basta conhecer a fisionomia de Jesus, mas quem Ele é, na realidade, como viveu, como se dedicou ao ensino do verdadeiro caminho da vida, e como entregou a própria vida para salvar a alma de toda a gente, que considerou ‘irmãos’, que considera irmãos, filhos do mesmo Pai, Deus, e da mesma Mãe, Maria, que no alto da Cruz nos deu por Mãe!

Se o grão de trigo for lançado à terra – Jesus veio â terra através de Maria e sob a Guarda de São José – e não morrer, ficará só, mas se morrer dará muito fruto!

Muito bem! O grão de trigo de que fala é Ele próprio. É nós, também, de qualquer forma, seremos grãos de trigo… quando nos entregamos a Deus e aos irmãos esquecidos de nós mesmos.

“Quem ama a sua vida, perdê-la-á, e quem despreza a sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna.”

Claro que todos nós amamos a nossa própria vida, mas a nossa vida é uma composição de corpo, alma ou espírito e coração, e o que Jesus nos quer dizer é que, ao olharmos por o corpo que vemos, nos debrucemos bem a sério sobre o que em nós não vemos, os sentimentos que devemos tornar sempre bons, o ajudar a quem necessita, o pensar nos outros como pensamos em nós, por amor de Deus!

«E quando Eu for elevado da terra, atrairei todos a Mim». Sim, claro que toda a gente ia olhar para a cruz, mas… será que olhar para a cruz… atrai, de facto, todas as pessoas?

A Cruz onde Jesus morreu é a nossa salvação, é a salvação da nossa alma, é uma imagem que devemos guardar bem no fundo do coração por grande Amor a Jesus, e também para interiorizarmos que a vida também nos traz muitos momentos de cruz, que devemos aceitar ao jeito de Jesus, pois é a Cruz que nos ajuda a crescer.

Senhor, me perdoa se disse algo de errado, mas queria dizer muito mais. No entanto, hã coisas que não nos saem do coração de qualquer jeito. Desculpa Jesus e abençoa o mundo que precisa muito de Ti.

Uma boa semana para todos!

Hermínia Nadais

Sem comentários: