quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

AS MINHAS... ‘DOENÇAS’



Quando eu vejo alguém ser acusado de fazer asneiras, fico logo espevitada, porque asneiras todos nós fazemos. E muitas vezes sem sequer nos apercebermos de que as estamos a fazer.
Então, quando nos afirmam com tanta certeza de que algo está mal com alguém, há que ver o que esse mal poderá ter a ver connosco também, pois será uma boa forma de, pelo menos, tentarmos cortar esse mal pela raiz.
1 – Logo no inicio das doenças apresentadas aparece o sentir-se indispensável... que é de facto, uma enorme tentação! É certo de que o sentir-nos úteis no serviço das pessoas é muito salutar, mas não ao ponto de nos sentirmos imprescindíveis nos trabalhos prestados! Eu tenho lutado muito contra esta tentação... mas confesso que ainda não consegui dominá-la por completo, pelo que... esta observação é muito boa para mim!
2 – Martalismo ou activismo é outra tentação a rever! Tive faz tempo um problema sério de saúde por não dar a mim mesma o descanso que necessitava para uma vida sadia. O Eclesiastes diz-nos que há tempo para tudo, que cada situação tem seu tempo certo! Não preciso de dizer mais nada, pois não?!... Acreditem... que... contra toda a minha luta...  a tentação ainda persiste!
3 – Perder os sentimentos de Jesus, ou seja, não sermos capazes de viver os problemas que as pessoas nos apresentam com o amor e dedicação que a tarefa exige de nós... por estarmos atarefados com o trabalho. Ai... que o trabalho é a causa de muitas asneiras e desleixos... lá isso... é! Mas penso que, desta, estou, curada!
4 – Planificar aos pormenores... acabei faz tempo por descobrir, por mim mesma, que também isso não é bom! Muito embora a planificação seja necessária... é preciso dar espaço para que o Espírito Santo actue na nossa maneira de ser e agir... e para sentirmos também o Espírito Santo a actuar na forma de ser e agir das pessoas que nos rodeiam. Esse jeito de ser e viver também tem de ser permanentemente actualizado!
5 – A desunião nas actividades é muito má, pois o grupo de trabalho ou oração perde a harmonia, a confiança, a força... e, claro está, a funcionalidade, pois uma pessoa a puxar para cada lado não dá para fazer nada mesmo. E muito menos para cativar quem está ao nosso lado e precisa de se encontrar com Deus através do nosso testemunho!
Tantas doenças a curar! Tantas!... Mas... por hoje... já chega! Temos que pensar... em pouquinhas coisas de cada vez, para podermos tirar delas as necessárias ilações! Isto de fazer Revisão de Vida e não mudar de atitudes, não vale de nada!
Para uma próxima vez haverá mais!

Sem comentários: