segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

DECEPÇÕES!



Decepções acontecem! Mas como na vida tudo tem de ser aprendizagem, o importante é aprendermos com elas!
Aprender... é difícil! Mas não impossível! Se estivermos abertos a uma eterna novidade!
Hoje... acerca de Lc 05, 02-16, a cura de um leproso, apetece-me falar de perdão!
De perdão... tão urgente nos dias que correm! Vejamos o que diz Santo António de Lisboa acerca da mão que cura... acho muito importante para meditarmos um pouquinho!
“Oh, como admiro esta mão! Esta mão do meu amado, de ouro engastado de rubis (Cant 5,14). Esta mão cujo contacto solta a língua do mudo, ressuscita a filha de Jairo (Mc 7,33; 5,41) e purifica o leproso. Esta mão da qual o profeta Isaías nos diz: «Todas estas coisas fez a minha mão» (66,2).
Estender a mão é dar um presente. Ó Senhor, estende a tua mão – essa mão que o carrasco estenderá sobre a cruz –, toca o leproso e concede-lhe essa graça. Tudo aquilo em que a tua mão tocar será purificado e curado: «e tocando na orelha do servo», diz São Lucas, «curou-o» (22,51). Estende a mão para concederes ao leproso o dom da saúde. Ele diz: «Quero, fica purificado» e imediatamente a lepra se cura; «faz tudo o que Lhe apraz» (Sl 113B,3). Nele, nada separa o querer do realizar.
Ora, esta cura instantânea opera-a Deus cada dia na alma do pecador pelo ministério do sacerdote. Este tem um triplo ofício: estender a mão, quer dizer, rezar pelo pecador e ter piedade dele; tocar-lhe, consolá-lo, prometer-lhe o perdão; querer esse perdão e dar-lho através da absolvição. Tal é o triplo ministério pastoral que o Senhor confiou a Pedro, quando lhe disse por três vezes: «Apascenta as minhas ovelhas» (Jo 21,15-17).”
Que mais poderemos desejar  melhor do que o perdão?! Mas... não tenhamos ilusões! Só quem  se sentir perdoado é capaz de perdoar!
Se ainda não tivemos a dita de sermos perdoados por algo feito aos nossos irmãos com quem convivemos... com toda a certeza que já nos sentimos perdoados por Deus que é todo misericórdia e perdão! Oxalá conseguíssemos sentir o momento em que nos é dado esse perdão misericordioso.
Deus perdoa e esquece... e nós! Somos capazes de perdoar e tentar esquecer... ou passamos a vida a remexer nas ofensas recebidas, acabando por ficar mesmo doentes fisicamente?!
Que bela é a palavra perdão!

Sem comentários: