terça-feira, 6 de janeiro de 2015

DIA DE REIS – COMO VULGARMENTE CHAMAM!



Hoje, 6 de Janeiro!
Faz alguns anos já bastante largos que era assim que este dia vulgarmente se chamava!
Tenho alguma saudade desse tempo! De quando se faziam os leilões do Menino Jesus normalmente para obras da igreja. Daqueles homens a gritar preços que subiam a cada instante até à dádiva que cada um queria dar! Depois... lá na terra, havia sempre uns assados no forno, rojões e chouriços, e outras iguarias que os rapazes gostavam de adquirir para fazerem as suas farras, ou então eram levados para casa para o jantar da família!
Época linda! De aconchego, partilha, entendimento, simplicidade... e não sei que mais!
Tanta coisa boa se fazia naquele tempo a unir famílias e povoações à volta de pequenos eventos que preenchiam a vida de todos, onde a alegria e boa disposição reinavam a valer!
Havia ainda o canto dos Reis, para angariar fundos para poderem pagar a uns cantadores ao desafio acompanhados à viola, um dos passatempos mais apetecíveis da época!
Com o tempo, a vida melhorou muito, o trabalho é menos duro e ainda que haja queixas e mais queixas de falta de dinheiro e bens, naquele tempo as faltas eram bem maiores e ninguém se queixava!
Não desejo voltar a esse tempo de trabalho duro e enormes sacrifícios, mas sim ao tempo de camaradagem, entendimento, de predisposição para olhar por quem necessita seja esse alguém quem for!
Recordo que podia haver desavenças entre famílias e vizinhos, mas se alguém adoecesse ou mostrasse qualquer necessidade, as desavenças eram logo esquecidas e os desavindos eram os primeiros a prestar socorros!
Tanto que poderia partilhar sobre esses tempos!
O meu tempo hoje é curto, tenho que sair!
Amanhã há mais! Uma boa noite de Reis... com muito amor no coração!

Sem comentários: