segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

REGRESSAR... POR OUTRO CAMINHO!




Esta... é a postura que se pede a quem se mostra disponível e se propõe aceitar um encontro jubiloso com Jesus Cristo! Encontrar-se com Jesus e regressar disposto a mudar de vida... a encontrar-se consigo mesmo tal como é, com as qualidades e defeitos... e seguir por outro caminho muito embora não abandonando o espaço onde vive mas continuando a viver dentro desse espaço com as necessárias mudanças de atitude!
Penso que uma das primeiras resoluções a tomar seria deixarmos de criticar, pois acabamos por confundir as pessoas com as atitudes o que é errado! Temos que respeitar e amar as pessoas e criticar apenas as atitudes!
E criticar as pessoas, como e porquê?... Se às vezes... nem da nossa vida sabemos muito bem, como temos coragem de criticar a vida dos outros,  se nem sequer conhecemos a verdadeira raiz dos seus comportamentos específicos?
A única pessoa que posso criticar com razão é a mim mesma! E ainda assim, para me poder criticar a mim mesma... tenho que me predispor a gastar tempo comigo, a pensar nas minhas coragens e fraquezas... e no que deverei fazer para ir exercitando as qualidades e corrigindo os defeitos, com o cuidado de pegar num defeitinho ou qualidade de cada vez, e de me precaver do tempo preciso para a autocorrecção de modo a enfatizar o bem praticado e a não desanimar com as quedas ou fracassos... que serão sempre mais que muitos!
Se nos habituarmos a viver assim, com muita atenção à correcção dos nossos comportamentos e a sentir bem no fundo a dificuldade que atravessamos para conseguir algum sucesso... daremos mais tempo à oração porque sem a ajuda de Deus nada conseguiremos... não teremos mais tempo nem coragem de criticar seja quem for... e passaremos, sim, a sentir necessidade de amar toda a gente mesmo a que nos pareça com a vida mais errada, pelo reconhecimento das nossas tremendas fraquezas e do tremendo esforço necessário para as corrigir! 
Tanto que tenho(temos) de aprender ainda!...
Que bom seria, que neste início de ano fosse esta a nossa determinação!... Seria a melhor forma de, depois deste Natal de Jesus, nos encontrarmos a sério com Ele e regressarmos, de facto, por outro caminho!

Sem comentários: