segunda-feira, 4 de maio de 2015

A QUEM ME AMA... MANIFESTAR-M-EI!



Quando começamos a interpelar-nos sobre o que as mensagens do Evangelho nos querem dizer... encontramos respostas que nunca imaginaríamos de uma outra forma!
O Evangelho de hoje, Jo 14, 21-26, escutado atentamente na Eucaristia matinal, deixou-me mais apreensiva do que o habitual!
Faz muito tempo, muito mesmo, que ao ouvir as leituras bíblicas eu pensava na distinção de pessoas tal como me haviam incutido em criança e jovem. Aos pouco, fui interiorizado que Jesus/Deus ama infinitamente todas as pessoas, independentemente de ser ou não amado por elas, pois como Deus é amor nada mais poderá fazer além de amar, é a impossibilidade de Deus!
Então, vamos ver o que o evangelista João hoje nos diz:
“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se alguém aceita os meus mandamentos e os cumpre, esse realmente Me ama. E quem Me ama será amado por meu Pai e Eu amá-lo-ei e manifestar-Me-ei a ele».
Disse-Lhe Judas, não o Iscariotes: «Senhor, como é que Te vais manifestar a nós e não ao mundo?»
Jesus respondeu-lhe: «Quem Me ama guardará a minha palavra e meu Pai o amará; Nós viremos a ele e faremos nele a nossa morada.
Quem Me não ama não guarda a minha palavra. Ora a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que Me enviou.
Disse-vos estas coisas, enquanto estava convosco.
Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que Eu vos disse».”
Prendi-me na expressão: “E quem Me ama será amado por meu Pai e Eu amá-lo-ei e manifestar-Me-ei a ele».”
Isto pareceu-me uma contradição ao que eu tenho interiorizado acerca de Jesus/Deus. Então, fui à outra expressão que me pareceu mais adequada: Nós viremos a ele e faremos nele a nossa morada.”
A morada de Jesus/Deus! A morada de Deus é tudo! Tudo é de Deus. E se tudo é de Deus, Deus é a morada de tudo, e tudo está em Deus.
Assim sendo... onde está a diferença de quem conhece ou não conhece Deus e aceita ou não a Sua Palavra (Jesus) e os Seus mandamentos, ou seja, que Jesus explicitamente nos deixou?   
Somos criaturas de Deus e infinitamente amadas por Deus, é um facto incontestável que se aplica a toda a gente.
O deixar-se amar por Deus não está ao nosso alcance, se Deus não der o primeiro passo. Sem uma ajuda especial de Deus nunca O poderemos amar e servir como convém.
Então... resta-nos aceitar e agradecer a graça que Deus nos dá de O conhecer e amar, dentro do possível tentar conhecê-Lo cada vez mais e melhor, e sentir-nos, de facto, morada de Deus, para O levarmos connosco para onde formos, para O mostrarmos com as nossas atitudes a quem dEle necessitar, para sermos as Suas mãos e os Seus pés, e se necessário for, também a Sua língua/boca.
Nunca poderemos esquecer que a nós, leigos conscientes e responsáveis, são pedidas acções, atitudes, obras de Deus, e as palavras só quando estritamente necessárias para explicitar os gestos.
É para podermos ser Evangelizadores convictos conscientes e responsáveis que Jesus virá a nós, com o Seu Espírito Santo, para fazer em nós a Sua morada!
Como morada de Deus, temos obrigação de O mostrar na nossa vida de todos os dias, o que nunca será pedido a quem O não conhece e, por consequência, não ama!
Por tantas maravilhas que nos vai ensinando em todos os nossos momentos, que Deus/Jesus seja louvado!

Sem comentários: