sexta-feira, 8 de maio de 2015

PODAR... A NOSSA VINHA!



Eu Sou a videira e vós os ramos!
Palavras de Jesus, videira com ramos, todos nós, a humanidade, mais propriamente os cristãos, ou seja, os que O conhecem melhor e O seguem mais de perto e devem dar frutos, ou seja, de evangelizar, de dizer quem Jesus é a todos os que ainda O não conhecem como devem. Jesus disse também que o Pai poda os ramos para que dêem mais frutos.
Podar os ramos, acabar com os nossos defeitos e fortificar as nossas qualidades.
Vamos ver o que a esta parte nos diz Jean Tauler, dominicano de Estrasburgo do século XIII, num dos seus sermões:
“Podados para produzir fruto
O vinhateiro tem de cortar da sua vinha os rebentos maus. Se não o fizesse e se os deixasse no ramo bom, a vinha daria um vinho azedo e de má qualidade. Assim deve fazer o homem nobre: podar-se a si próprio de tudo o que está desordenado, cortar pela raiz os seus modos de ser e as suas inclinações, quer seja a alegria ou a dor, quer dizer, cortar os defeitos, sem afectar a cabeça, nem o braço, nem a perna.
Mas não uses a tesoura enquanto não tiveres percebido o que tens de cortar. O vinhateiro que não conhece a arte da poda cortará tudo, tanto o ramo bom que em breve dará a uva, como a ramo mau, e dará cabo da vinha. Assim fazem certas pessoas que não conhecem o ofício: deixam os vícios e as más inclinações no fundo da natureza, podando e cortando rente a pobre natureza em si mesma. Ora, a natureza em si mesma é boa e nobre; se a cortares, quando chegar o tempo dos frutos, quer dizer, da vida divina, apenas encontrarás uma natureza destruída."
Podar... a nossa vinha, os nossos defeitos! Mas... cuidado, temos de ter muito cuidado com o que fazemos de nós e connosco! Seguir Jesus como convém é ser homem ou mulher no pleno sentido da palavra, é amar, amar, amar, no pleno sentido da palavra, amar a si mesmo a Deus e aos irmãos sempre com os olhos em Deus e a agradecer-Lhe o que sempre faz por cada um de nós!

Sem comentários: