sábado, 23 de maio de 2015

O OLHAR DE JESUS!



Gostei imenso da homilia que o Papa Francisco pronunciou ontem, em que, tendo em conta o diálogo entre Jesus e Pedro, falou acerca do olhar de Jesus! Aliás, referiu três olhares: olhar da chamada vocação ou eleição, olhar da compaixão arrependimento e perdão, e olhar da missão! E deixa-nos com uma questão muito importante: Como Jesus olha para mim?
“Jesus ressuscitado prepara a comida para seus discípulos e, depois da refeição, tem início um diálogo intenso com Pedro. E a partir daí, o Papa refletiu sobre os três olhares do Senhor sobre o Apóstolo: o olhar da eleição, do arrependimento e da missão.
No início do Evangelho de João, André vai até seu irmão e lhe diz: “Encontramos o Messias!”, há um olhar de entusiasmo. Jesus fixa o seu olhar sobre ele diz: “Tu és Simão, o filho de João. Chamar-te-ás Cefas”: “É o primeiro olhar, da missão”. Há, portanto, o “primeiro olhar: a vocação e um primeiro anúncio da missão”. “E como está a alma de Pedro neste primeiro olhar? – Entusiasta. A primeira etapa de partir com o Senhor”.
Depois, na noite dramática da Quinta-feira Santa, quando Pedro renega Jesus três vezes: "Perdeu tudo, perdeu o seu amor e quando o Senhor cruza o seu olhar, chora". Assim, “o Evangelho de Lucas diz: ‘E Pedro chorou amargamente’. Aquele entusiasmo de seguir Jesus se tornou choro, porque ele pecou: ele renegou Jesus. Aquele olhar muda o coração de Pedro, mais do que antes. A primeira mudança é a troca de nome e também de vocação. Este segundo olhar é um olhar que transforma o coração e é uma mudança de conversão ao amor”.
O terceiro olhar, é do encontro depois da Ressurreição. "Sabemos que Jesus encontrou Pedro, diz o Evangelho, mas não sabemos o que foi dito".
O olhar do Evangelho de hoje, “é um terceiro olhar: o olhar é a confirmação da missão, mas também o olhar no qual Jesus” pede confirmação sobre o amor de Pedro. E três vezes o Senhor pede a Pedro a "manifestação do seu amor" e exorta-o a apascentar suas ovelhas.
Na terceira pergunta Pedro “ficou triste, quase chora”. Entristeceu-se porque pela terceira vez lhe perguntava "Você me ama?” E ele responde: ‘Mas, Senhor, tu sabes tudo o que você sabe que eu te amo. E Jesus diz: ‘Apascenta as minhas ovelhas’. Este terceiro aspecto é o olhar da missão.
“O primeiro, o olhar da eleição, com o entusiasmo de seguir Jesus; o segundo, o olhar de arrependimento no momento daquele pecado tão grave de ter negado Jesus; o terceiro olhar é o olhar da missão: ‘Apascenta as minhas ovelhas’; 'Cuide das minhas ovelhas'; ‘Apascenta as minhas ovelhas’”. Mas "não termina aí". “Jesus vai mais além e diz a Pedro: “Você faz tudo isso por amor, e depois? Você vai ser coroado rei? Não”. Jesus diz a Pedro que também ele deverá segui-lo no caminho da Cruz.
E, para concluir, qual é hoje o olhar de Jesus sobre mim? Como Jesus olha para mim? Com uma chamada? Com um perdão? Com uma missão?
“No caminho que Ele fez todos nós estamos sob o olhar de Jesus. Ele sempre olha para nós com amor. Ele nos pede algo, nos perdoa e dá uma missão. Por isso, convido a pensar no momento em que Jesus está sobre o altar, na Eucaristia: 'Senhor, Tu estás aqui, entre nós. Fixa o Teu olhar em mim e me diga o que devo fazer; como devo chorar os meus erros, os meus pecados; com qual coragem devo continuar no caminho que Tu fizeste por primeiro”. E “nos fará bem reler este diálogo com o Senhor e pensar “no olhar de Jesus sobre mim”.
Nesta noite de Vigília de Pentecostes, de espera e invocação do Espírito Santo, nada melhor do que entregar-se a Jesus e perguntar o que quer de nós neste preciso momento, em todos os nossos momentos, pois todos os nossos momentos são momentos de Deus e para Deus!
Que o Divino Espírito Santo nos proteja!

Sem comentários: