domingo, 31 de maio de 2015

SANTÍSSIMA TRINDADE!



Com a Celebração de Pentecostes acabou o tempo Pascal e voltamos ao Tempo Comum em que celebramos hoje a Festa da Santíssima Trindade, Deus uno e trino! Um mistério em que acreditamos pela fé porque incompreensível ao ser humano que somos!
Por mais explicações que nos possam dar, sempre será assunto de fé!
Vejamos o que nos diz Santo António de Lisboa, que muito embora nos deixe ainda sem compreender, nos ajuda a perceber um pouquinho mais:
“O Pai, o Filho e o Espírito Santo são de uma só substância e de uma inseparável igualdade. A unidade está na essência, a pluralidade nas pessoas. O Senhor indica abertamente a unidade da essência divina e a trindade das pessoas quando diz: «Baptizai em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.» Não diz «nos nomes», mas «em nome», mostrando assim a unidade da essência. Em seguida, porém, emprega três nomes, para mostrar que há três pessoas.
Nesta Trindade se encontra a origem suprema , a beleza perfeita, a alegria bem-aventurada de todas as coisas. A origem suprema, afirma Santo Agostinho no seu livro sobre a verdadeira religião, é Deus Pai, de quem provêm todas as coisas, de quem procedem o Filho e o Espírito Santo. A beleza perfeita é o Filho, a verdade do Pai, que em nada se distingue dele, que veneramos com o Pai e no Pai, que é o modelo de todas as coisas, porque tudo foi feito por Ele e tudo se refere a Ele. A alegria bem-aventurada, a soberana bondade, é o Espírito Santo, que é o dom do Pai e do Filho; e devemos crer e manter que este dom é exactamente como o Pai e o Filho.
Ao contemplar a criação, concluímos pela Trindade de uma só substância. Apreendemos um só Deus: Pai, de quem somos, Filho, por quem somos, Espírito Santo, em quem somos. Príncipe, a quem recorremos; modelo, que seguimos; graça, que nos reconcilia.”
Não necessitamos de nos preocupar mais com a compreensão deste Mistério, a não ser para amarmos cada vez mais a infinita misericórdia de Deus que nos ama infinitamente assim como somos, ávidos de uma vida mais digna e dignificante, mas, ainda que inadvertidamente, continuando a cometer erros e atrocidades!
Que a bênção de Deus Pai, Filho e Espírito Santo esteja sempre connosco em toda a qualquer circunstância, amém!

Sem comentários: