segunda-feira, 11 de maio de 2015

O CAMINHO DO AMOR!



Santíssima Trindade, Pai/Amor, Filho/Amor, Espírito Santo/Amor! Três AMORES, Pai, Filho ou Verbo e Amor entre os dois/Espírito Santo, um só AMOR que aceitamos plenamente sem conseguimos compreender.
O verdadeiro caminho do Amor é o Espírito Santo de Deus! É o único caminho do amor total, daquele Amor que Jesus viveu e foi sonhado por Deus/Trindade Santíssima para cada um de nós!
Até quando teremos de nos esfalfar até encontrar todas as formas possíveis de viver Esse Amor que Deus quer que vivamos?!... Teremos que andar toda a vida, não tenho a menor dúvida! E no final da vida, se nos for dado termos consciência exacta de como vivemos, ainda acabaremos por verificar que o Verdadeiro Amor não foi vivido por nós, humanos, com inúmeras dificuldades a vencer para aprender a amar!
Neste Tempo Pascal a Liturgia da Palavra vai-nos pondo à meditação as atitudes que os Apóstolos tomaram para expandir a forma de viver em Amor, Jesus Cristo.
E São João vai-nos dando inúmeras aprendizagens ao longo do 4º Evangelho que nos apresenta.
Vejamos o que nos diz hoje em Jo 15, 26.27 e 6, 1-4ª, que o Catecismo da Igreja Católica tão bem explicita:
“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quando vier o Paráclito, que Eu vos enviarei de junto do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, Ele dará testemunho de Mim.
E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio.
E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio. Disse-vos estas palavras para não sucumbirdes.
Hão-de expulsar-vos das sinagogas; e mais ainda, aproxima-se a hora em que todo aquele que vos matar julgará que presta culto a Deus.
Procederão assim por não terem conhecido o Pai, nem Me terem conhecido a Mim.
Mas Eu disse-vos isto, para que, ao chegar a hora, vos lembreis de que vo-lo tinha dito».”
O comentário, do Catecismo da Igreja Católica:
“«Ele dará testemunho a meu favor. E vós também haveis de dar testemunho.»
A missão conjunta do Filho e do Espírito
«Aquele que o Pai enviou a nossos corações, o Espírito de seu Filho» é realmente Deus. Consubstancial ao Pai e ao Filho, Ele é inseparável dos dois, tanto na vida íntima da Trindade como em seu dom de amor pelo mundo. Mas ao adorar a Santíssima Trindade, vivificante, consubstancial e indivisível, a fé da Igreja professa também a distinção das Pessoas. Quando o Pai envia o seu Verbo, envia sempre seu Sopro: missão conjunta em que o Filho e o Espírito Santo são distintos, mas inseparáveis. Sem dúvida, é Cristo que aparece, Ele que é a imagem visível do Deus invisível; mas é o Espírito Santo que O revela.
Jesus é Cristo, «ungido», porque o Espírito é a sua unção, e tudo o que advém a partir da encarnação decorre desta plenitude. Quando finalmente Cristo é glorificado, pode, por sua vez, de junto do Pai, enviar o Espírito aos que crêem nele: comunica-lhes a sua glória, isto é, o Espírito Santo que O glorifica. A missão conjunta desdobra-se então nos filhos adoptados pelo Pai no corpo de seu Filho: a missão do Espírito de adopção será uni-los a Cristo e fazê-los viver nele.
A missão de Cristo e do Espírito Santo realiza-se na Igreja, Corpo de Cristo e Templo do Espírito Santo. Esta missão conjunta associa a partir de agora os fiéis de Cristo à sua comunhão com o Pai no Espírito Santo: o Espírito prepara os homens, antecipa-Se a eles pela sua graça, para os atrair a Cristo; manifesta-lhes o Senhor ressuscitado, lembra-lhes a sua palavra, abrindo-lhes o espírito à compreensão de sua morte e ressurreição; torna-lhes presente o mistério de Cristo, eminentemente na Eucaristia, a fim de os reconciliar, de os colocar em comunhão com Deus e de os fazer produzir «muito fruto». Assim, a missão da Igreja não é acrescentada à de Cristo e do Espírito Santo, senão que é sacramento dela: por todo o seu ser e em todos os seus membros, a Igreja é enviada a anunciar e testemunhar, actualizar e difundir o mistério da comunhão da Santíssima Trindade.”
Será que deu para compreendermos? Talvez não!
Há coisas que não são de compreender, mas de aceitar e tentar viver o melhor que soubermos e pudermos, pelo que chamamos dom da fé!
O Catecismo da Igreja Católica está à disposição de todos, mas são muito poucos os que o conhecem e gastam tempo a aprofundar as maravilhosas explicações que nos dá!
Obrigada à Equipa do Evangelho Quotidiano que vai fazendo chegar até nós algumas dessas maravilhas!
Que o Senhor nos dê a todos uma boa semana, na busca do caminho da vivência do Verdadeiro Amor!

Sem comentários: