domingo, 3 de maio de 2015

VIDEIRA E RAMOS!



Nós somos a vinha do Senhor!
Quem estiver habituado a ver tratar da vinha e a observar os cuidados extremosos do viticultor, poderá ter uma pequena ideia de quanto amor Deus/Jesus nos têm.
As palavras de Jesus nesta passagem do Evangelho, Jo 15, 01-08 têm muito para nos dizer:
«Eu sou a verdadeira vide e meu Pai é o agricultor.
Ele corta todo o ramo que está em Mim e não dá fruto e limpa todo aquele que dá fruto, para que dê ainda mais fruto.
Vós já estais limpos, por causa da palavra que vos anunciei.
Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em Mim.
Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer.
Se alguém não permanece em Mim, será lançado fora, como o ramo, e secará. Esses ramos, apanham-nos, lançam-nos ao fogo e eles ardem.
Se permanecerdes em Mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e ser-vos-á concedido.
A glória de meu Pai é que deis muito fruto. Então vos tornareis meus discípulos».
Acerca desta passagem de João São Bernardo, monge cisterciense e doutor da Igreja, diz:
“Tenho de advertir cada um de vós a respeito da sua vinha; com efeito, quem de vós cortou já em si mesmo tudo o que é supérfluo, a ponto de poder pensar que nada mais tem de cortar? Crede no que vos digo: aquilo que é cortado renasce, os vícios combatidos regressam, e vemos despertar as tendências adormecidas. Não basta, pois, aparar a vinha uma vez, temos de voltar muitas vezes à mesma tarefa, se possível a toda a hora. Porque, se formos sinceros, encontramos constantemente em nós coisas a cortar. […] A virtude não consegue crescer entre os vícios; para que ela possa desenvolver-se, temos de os impedir de aumentar. Suprimi, pois, o supérfluo, e o necessário poderá então surgir.”
 A verdadeira vide é Jesus que Deus Pai cuida com o maior desvelo, assim como cuida de nós que, para darmos os frutos que Jesus deseja temos que estar unidos a Ele por uma vida de graça e muito amor a Deus e ao próximo!
Mas, para que uma vida de acordo com a vontade de Deus nos seja minimamente possível, temos de ter em conta a oração, muita e diversificada oração, a leitura e meditação da Palavras de Deus e dos documentos da Igreja, o que nos levará ao encontro de quem necessita com as nossas boas atitudes para com todos, bons ou menos bons, de quem gostamos muito ou de quem não apreciamos tanto assim!
Esta é a vida ressuscitada, mudada, que Jesus nos pede no aqui e agora.
Quanto mais nos predispusermos a amar a Deus e aos irmãos, mais a graça de Deus fluirá em nós, mais amigos seremos de toda a gente, e mais amigos desejaremos ser de toda a gente!
Sinto-me extremamente cansada, mas não poderia deixar de vir aqui partilhar um pouco do que me vai na alma!
Um sincero obrigada à equipa do Evangelho Quotidiano de onde retirei ajuda para esta meditação!
Boa semana para todos nós, bem ligadinhos à Verdadeira Vide e amparados e podados pelo mais misericordioso e bondoso agricultor!
E que a Mãe Maria, que por Jesus nos foi dada como Mãe de todas as mães e de todas as criaturas, proteja todas as mães... e todas as filhas e filhos!

Sem comentários: