sábado, 6 de junho de 2015

EUCARISTIA, CORPO DE CRISTO


Desde a passada quinta feira que tudo nos fala da Eucaristia! Talvez a saudade das festas realizadas nesse dia em anos anteriores! Amanhã serão realizadas as festas do Corpo de Deus, ou seja, do Corpo de Cristo Deus Encarnado, que Se fez um de nós para que pudéssemos tornar-nos parecidos com Ele.
Corpo de Cristo, alimento dos homens! Não é um sinal, é o próprio Cristo!
Claro que a nossa inteligência não alcança, mas é, realmente, o corpo de Cristo, de Jesus, que nos fortifica para bem praticarmos a bem-aventuranças que são as regras dos cristãos.
Acerca destas regras nos fala São Francisco de Assis:
 “«Felizes os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.» Enquanto tudo corre à medida dos seus desejos, não se consegue saber quanta paciência e humildade tem um servo de Deus. Venham porém os tempos em que aqueles que deviam respeitar-lhe a vontade a contrariam, e a paciência será a que efectivamente tiver, e nada mais.
«Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu.» Há muitos que se entregam a longas orações e ofícios, e infligem ao corpo frequentes mortificações e abstinências. Mas por palavra que lhes pareça afronta ou injustiça, ou por coisa mais insignificante que lhes seja tirada, logo se indignam e perdem a paz da alma. Estes não são os verdadeiros pobres em espírito; o verdadeiro pobre em espírito é o que renuncia a si mesmo e não quer mal a quem lhe bate no rosto (Mc 8,34; Mt 5,39).
«Felizes os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.» Verdadeiros pacificadores são os que, apesar de todo o sofrimento por que hão-de passar por amor a nosso Senhor Jesus Cristo, conservam a alma e o corpo em paz.
«Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.» Têm verdadeiramente o coração puro os que desprezam os bens da Terra, os que procuram os do Céu e, purificados assim de quaisquer amarras da alma e do coração, adoram e contemplam incessante e unicamente o Senhor Deus, vivo e verdadeiro.”
Precisamos desprender-nos de tudo que nos afaste do Amor, ou seja, de Deus porque Deus é Amor!
Eucaristia, Sacramento/Sinal máximo do Amor de Deus pelos homens, que nunca serão felizes sem viver em Eucaristia, ou seja, sem, por Amor de Deus, se darem uns aos outros, trabalharem uns pelos outros, repartirem uns com os outros, ajudarem uns aos outros!
Que o Espírito Santo nos ajude!

Sem comentários: