domingo, 28 de junho de 2015

PROXIMIDADE... AMOR... LIBERDADE!



Numa das homilias desta semana o Santo Padre disse que é preciso aproximar-nos das pessoas principalmente das excluídas da sociedade, ao jeito de Jesus, e convidou a questionarmo-nos: “Eu sei aproximar-me?”. Tenho “ânimo, força, coragem de tocar os marginalizados?”. Uma pergunta que diz respeito também “à Igreja, às paróquias, às comunidades, aos consagrados, aos bispos, aos padres, a todos”.”
Muito bom ouvir ou ler isto!
A proximidade faz-nos mais compreensivos e atentos, mais solidários e fraternos, mais amigos, mais irmãos, o que fará de nós pessoas livres e responsáveis!...
A Palavra de Deus tem de ser muito bem meditada e interiorizada para ser bem colocada na vida.
E como devemos proceder com o próximo, tem aqui umas frases de Santo Ireneu de Lyon que acho deveras importantes:
“A quem te tirar a túnica, diz Cristo, dá também o teu manto; a quem ficar com o que te pertence, não o reclames; e aquilo que quiserdes que os outros vos façam, fazei-o vós a eles (Mt 5,40; Lc 6,30-31). Deste modo, não nos entristeceremos como pessoas a quem arrebatam os bens contra a sua vontade, mas, pelo contrário, alegrar-nos-emos como pessoas que dão de bom grado, uma vez que faremos ao próximo um dom gratuito em vez de cedermos a uma pressão. E diz ainda: se alguém te obrigar a caminhar uma milha, caminha duas com ele; desse modo, não o seguimos como um escravo mas precedemo-lo como homens livres. Em todas as coisas, portanto, Cristo convida-te a tornares-te útil ao teu próximo, não considerando a sua maldade mas acrescentando a tua bondade. Convida-nos assim a tornar-nos semelhantes ao nosso Pai «que faz nascer o sol sobre os maus e sobre os bons e cair a chuva sobre os justos e sobre os injustos» (Mt 5,45).”  
Pois! O que Deus quer para os cristãos e para toda a humanidade é amar sem medida, porque a lei do amor do Deus/Amor!
Mas ninguém consegue treinar viver no amor se não se fizer próximo das pessoas! E só quem é capaz de amar gratuitamente as pessoas mais próximas consegue alargar esse amor a toda a gente como Jesus amou e Deus/Jesus quer que amemos.
A liturgia da palavra de hoje é riquíssima de ensinamentos, com o Evangelho a falar-nos da cura da mulher doente e da ressurreição da filha de Jairo e Hemorroisa, que Jesus atribui à muita fé daquelas pessoas.
Como andará a nossa fé!...
Com Jesus, vida da nossa vida, nem a morte devemos recear, até porque nascemos neste mundo para seguir daqui uma outra dimensão que só Deus conhece.
Tentemos ser cada vez mais próximos uns dos outros para crescermos no Amor e sermos mais livres, realizados e
Felizes, tal como Deus quer.
Um bom Domingo!

Sem comentários: