domingo, 21 de junho de 2015

PASSEMOS À OUTRA MARGEM



Esta frase ficou a martelar-me na cabeça e no coração! Isto de passar à outra margem, tem muito que se lhe diga.
Palavras do Padre Artur Pinto:
“Quem é este homem? Quem é este homem que fala da barca-ambão e faz com que as tempestades se acalmem no coração do homem? São muitas as tempestades que se levantam no caminho da fé, na passagem para a outra margem, para uma vida em Deus. Só uma voz nos faz passar, uma voz-ponte, a voz que vence os poderes caóticos do coração que nos fazem descer a pique, desanimar e desistir de seguir o Senhor. Assim como os judeus passar o mar a pé enxuto assim também podemos passar nós os medos e as cobardias do coração, levados pela voz do Senhor. Quem é este homem que acalma o abismo em que vivo e lhe dá uma outra ordenação?”
Agora, um pouquinho de Rui Santiago:
“Neste bocadinho do evangelho de Marcos que começa, programaticamente, “ao cair da tarde” (ou seja: na hora de terminar um dia e começar outro, um Dia Novo), esta conversão diz-se com um dos convites mais fortes de Jesus: “Passemos à outra margem…” Isto não é simplesmente uma decisão logística; é, acima de tudo, um convite imenso à conversão, à travessia da noite que se abrirá em Dia Novo, à passagem pelos lugares íntimos em que nosso coração se encapela contra o Projecto de Jesus, em que a nossa mentalidade entra em tempestade furiosa porque não quer Jesus a passar por ali… Há, dentro de nós, territórios ainda por evangelizar! Há, dentro de nós, lugares que recusam a passagem de Jesus. Há, dentro de nós, lagos de águas paradas, mas só paradas até que Jesus se faça a elas, para lhes domar a resistência e a ferocidade, sabendo ele bem o quanto elas vão reagir.
Parece que a Fé é meter-se nestas travessias. Pelo que Jesus diz aos seus discípulos, parece que a Fé é também o contrário do Medo, esse aldrabão que nos promete a segurança das águas paradas mas é depois quem mais provoca tempestades! Parece que a Fé implica fiar-se mesmo da eficácia da mansidão e da paz para curar o mundo das pressas angustiadas que exercem tanta violência sobre nós.
E aquela almofada é coisa que Jesus arranjou de propósito só para se meter com os discípulos! “Vamos levar uma almofadinha no barquinho…” Ele nem era dessas coisas! “O Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”, dizia ele quando falava a sério! Esta almofada é mesmo uma provocação. Está ali só para se meter comigo.
Tenho de aprender a confiar, é o que é. Ele é que sabe. E eu tenho de descansar mais nele. Vai na popa quem me ama. O resto passa. Tudo.”
E ainda faltam as palavras do Papa Francisco, do pároco da freguesia, do sacerdote que celebrará a Eucaristia onde hoje participarei... e as minhas próprias palavras, pois tudo é muito importante para o meu crescimento como pessoa e como cristã!
Tantas coisas aprendi nestes dias... que é muito difícil partilhá-las ainda! Tenho de as meditar e interiorizar um pouquinho mais. Mas não vou esquecer a partilha. Até lá, deixo o https://www.facebook.com/cssr.santiago um manancial de aprendizagem de vida plena.
Um bom domingo!

Sem comentários: