terça-feira, 30 de junho de 2015

PORQUE... DEUS SE FEZ HOMEM?



Na realidade, Deus quis encontrar-se com o homem, porque nos quis tocar e ser tocado por nós!
Os milagres relatados no Evangelho do passado domingo falam-nos claramente destas realidades. A menina morta que reviveu foi tocada por Jesus; a mulher doente tocou Jesus! E ambas foram curadas!
No nosso tempo Jesus continua a realizar inúmeros milagres, não tanto de curas de corpos, mas de almas, ou seja, do interior das pessoas, de onde parte tudo quanto as pessoas são.
Mas... tal como no tempo de Jesus muitos O seguiam interesseiramente... hoje acontece o mesmo! E para esses seguidores nunca os milagres de cura interior poderão ser realizados!
Os encontros com Jesus têm que ser verdadeiros encontros de amor, de desejo de bondade, de perdão, de carinho, de ternura, de descoberta do Amor misericordioso de Deus Pai, de Jesus irmão, e do Espírito Santo de amor entre os dois e entre todos nós, que nos acompanha sempre para que consigamos ser cada vez mais humanos e cristãos na comunhão fraterna e solidariedade.
Achei óptimo o que o Padre António Riviero escreveu acerca do Evangelho de Domingo. É muito longo, mas vale a pena reflectir sobre ele:
“Sabemos através do Evangelho que não todos souberam tocar Jesus nem se deixaram tocar por Jesus. Alguns sumos sacerdotes, fariseus e escribas quiseram tocar Jesus desde a sua inveja e inquina, e não permitiram que a força salvadora e curadora de Cristo entrasse nas suas almas e as curasse da sua soberba e orgulho. Também teve reis-Herodes-e procuradores-Pilatos-que tentaram tocar Jesus só desde a razão de Estado; e nada conseguiram. Muitos dos que iam até Ele quiseram tocá-lo exteriormente só por pura curiosidade ou conveniência; e a estes também não chegou a radiação do poder salvador de Cristo. Mas sabemos que teve também bastantes que se aproximaram de Cristo com a fé e com a confiança, como Jairo e aquela mulher que sofria um fluxo de sangue, mulher considerada impura pelos seus semelhantes hebreus, pois sofria já fazia muitos anos. E o que aconteceu? Obtiveram a saúde do corpo e da alma.
Finalmente, perguntemo-nos: como e onde podemos tocar Cristo hoje e ser tocados por Ele, e assim ser curados? Hoje podemos tocar Cristo nos sacramentos, no irmão pobre que está nas periferias existenciais e no irmão que vive do seu lado, na sua família. Primeiro, nos sacramentos: na Eucaristia tocamos esse Pão da vida que nos tonifica, nos alimenta, nos santifica. Na confissão tocamos esse Cristo Médico que nos perdoa, nos anima, cura as nossas chagas que deixou em nós o pecado. Nos outros sacramentos tocamos Cristo que com a sua graça abençoa e eleva o matrimônio ao nível sobrenatural, fazendo esses esposos reflexo fiel e fecundo de Cristo e a Igreja; faz desse homem “outro Cristo”, um ministro ungido e consagrado; na unção dos enfermos, esse toque é ainda mais visível e trepidante quando o sacerdote derrama o óleo consagrado na testa e nas mãos do doente. Segundo, podemos tocar Cristo no nosso irmão pobre que está nas periferias, como nos diz o Papa Francisco; tocá-lo com a nossa caridade misericordiosa, atenta e generosa, sem nojo e sem preconceito. E finalmente, podemos tocar Cristo nesse próximo que está do meu lado: meu esposo, minha esposa, meus filhos, meus parentes, amigos e vizinhos... Com um sorriso, o perdão, um gesto prestativo, uma palavra amável, uma palmadinha nas costas...
Se nós também quisermos então ser curados, toquemos com a fé a orla de Cristo. A mulher com fluxo de sangue do evangelho de hoje sou eu, que tantas vezes vou perdendo a minha vida em grandes fluxos, perdendo sangue pelas ruas e pelas praças, buscando-me só a mim, em vez de amar os que estão saindo ao meu encontro; falto de misericórdia, emitindo juízos, condenando... Vivendo de aparências, de dinheiro, vivendo do ego. Eu sou essa mulher impura, essa mulher necessitada do perdão de Deus.
Senhor, tende misericórdia de mim, porque sou um pecador. Tocai-me com a vossa graça divina e curai-me. Aumentai a minha fé para me aproximar dos vossos sacramentos onde posso vos tocar no profundo da minha alma. Que com a minha caridade leve o vosso toque divino aos meus irmãos.”
Que dizer mais... acerca desta passagem do Evangelho!
Que Deus nos ajude!

Sem comentários: