segunda-feira, 29 de junho de 2015

VIDA NOVA...



Recordar o Evangelho deste domingo é pensar seriamente em como nos encontramos na vivência da fé em Jesus Cristo!
Ambas as personagens curadas estavam mortas para o mundo: a menina, realmente, tinha morrido; e a senhora, dado o teor de doença de que era portadora, fluxo de sangue, pelo que na época era considerada impura e repelida por todos, o que a fazia estar também morta para o mundo, pois não se podia chegar a ninguém, a lei não lho permitia.
Mas... a fé em Jesus Cristo restituiu a vida terrena a uma e a reintegração na vida social à outra.
Antes da Oração do Angelus, o Papa Francisco, em referência a esta passagem do Evangelho, disse coisas muito importantes das quais vamos ver algumas:
…“Quem crê "toca" em Jesus e obtém dele a graça que salva. A fé é isso: tocar Jesus e tirar-lhe a graça que salva. Nos salva, salva a nossa vida espiritual, nos salva de muitos problemas.
Jesus, em meio à multidão, procura o rosto da mulher. Ela aproxima-se trêmula e Ele diz: "Minha filha, a tua fé te salvou" (v. 34). É a voz do Pai Celeste que fala em Jesus: "Filha, você não é amaldiçoada, você não é excluída, você é minha filha". E cada vez que Jesus vem a nós, quando vamos a Ele com fé, nós ouvimos do Pai: "Filho, você é meu filho, você é minha filha! Você está curado, você está curada. Eu perdoo tudo e todos. Eu curo tudo e todos".
“Estes dois episódios - a cura e a ressurreição - têm um único centro: a fé. A mensagem é clara, e pode ser resumida em uma pergunta: cremos que Jesus pode curar e pode nos despertar da morte?”
“A Ressurreição de Cristo age na história como princípio de renovação e de esperança. Quem estiver desesperado e extenuado, se confiar em Jesus e no seu amor pode recomeçar a viver. Começar uma nova vida, mudar de vida é uma forma de ressurgir, de ressuscitar. A fé é uma força de vida, dá plenitude à nossa humanidade; e quem crê em Cristo, deve ser reconhecido por promover a vida em qualquer situação, por possibilitar a todos, especialmente aos mais vulneráveis, o amor de Deus que liberta e salva.
Peçamos ao Senhor, por intercessão de Nossa Senhora, o dom de uma fé forte e corajosa, que nos impulsiona a ser difusores de esperança e de vida entre nossos irmãos.”

Quem... dentre nós... não quereria ter uma vida nova, renovada? Todos, certamente!
Ainda que muito ligados a Jesus Cristo seguindo- Lhe bem de perto as pegadas, as nossas quedas indesejadas, inesperadas e descabidas, vão-nos contrariando a vontade de sermos cada vez melhores e tornando-nos insatisfeitos connosco mesmos e com quem nos rodeia
Todos, sem excepção, temos momentos de fraqueza que só com uma ajuda muito grande de Deus conseguimos superar.
Que o Pai, Filho e Espírito Santo estejam sempre connosco, pois sós, nada conseguimos fazer!
E que São Pedro e São Paulo, que hoje se celebram, peçam ao Senhor por nós, por todas as pessoas do mundo!

Sem comentários: