terça-feira, 16 de junho de 2015

COERÊNCIA!


A coerência faz muita falta a toda a gente, mas é inadmissível que não exista nos cristãos, seguidores de Jesus Cristo, a coerência em pessoa!
A incoerência dos cristãos afasta as pessoas das igrejas, dos locais de encontro e oração, de ouvir e meditar na Palavra de Deus, de celebrar a Eucaristia, um pouquinho de céu aqui na terra!
Defeitos todos temos, temos consciência das nossas fraquezas e debilidades, mas temos de tentar ser fortes, pedir ao Espírito Santo todos os Seus Dons principalmente os da Sabedoria e Fortaleza, para estarmos mais elucidados da vontade de Deus a nosso respeito e termos mais força para levar a cabo o que Deus quer de nós.
Na homilia de ontem, o Papa Francisco disse frases muito importantes que devemos ter sempre presentes.
“O cristão deve aprender a proteger seu coração das “paixões” e “barulhos mundanos”, estar atento em cada momento para acolher a graça de Deus. "Há um momento favorável" para receber o dom gratuito da graça de Deus, e o tempo é "agora". O cristão deve estar consciente e, portanto, deve estar com o coração preparado para acolher este dom, com o coração livre do "barulho mundano", que é também "o barulho do diabo".
São Paulo convida a "não acolher em vão a graça de Deus" que se manifesta "agora". Isso significa que "em cada tempo o Senhor nos dá a graça", o "dom que é gratuito". Acolhamos isso, sem esquecer o que Paulo afirma: "Não ser motivo de escândalo a ninguém".
“É o escândalo do cristão que se diz cristão, que vai à igreja, vai à missa aos domingos, mas vive não como cristão, mas como mundano ou pagão. E quando uma pessoa é assim, provoca escândalo. Quantas vezes ouvimos nos nossos bairros, nas lojas: ‘Olha aquele ou aquela, todos os domingos na missa e depois faz isso, isso e isso …’. E as pessoas se escandalizam. Isto é o que Paulo diz: ‘Não acolher em vão.’. E como devemos acolher? Antes de tudo, é o ‘momento favorável. Devemos estar atentos para entender o tempo de Deus, quando Deus passa por nosso coração”.
O cristão atinge o limiar desta atenção quando se coloca na condição de “proteger o coração”, “distanciando todo barulho que não vem do Senhor, afastando as coisas que nos tiram a paz”.
Um coração livre de paixões, aquelas de “olho por olho” que Jesus inverte a perspectiva para o “oferecer o outro lado da face” e caminhar dois quilômetros com quem obrigou você a caminhar um. "O coração é protegido pela humildade, pela mansidão, nunca pelas lutas e guerras". Não!
Preservar o coração para ser sempre de Deus, como diz São Paulo, “nas tribulações, nas necessidades, nas angústias, nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nas fatigas, nas vigílias e jejuns”.
- Mas essas coisas são feias, alguém poderia dizer.
- E eu tenho que proteger o meu coração para acolher a gratuidade e o dom de Deus?
- Sim!
- E como faço isso?
“Paulo diz: com a pureza, sabedoria, magnanimidade, benevolência e espírito de santidade. A humildade, a benevolência, e espírito de santidade. A humildade, a benevolência e a paciência que olha somente Deus e tem coração aberto ao Senhor que passa".
Que Deus proteja o Papa Francisco e ajude todos os homens e mulheres a escutar atentamente os seus ensinamentos e a ter os olhos bem abertos para o exemplo que nos vai dando!
O passado foi uma estrada que nos trouxe ao presente que é o único tempo que realmente é nosso, urge aproveitá-lo o melhor que pudermos e soubermos, e confiantes na infinita misericórdia de Deus aprendendo a não errar com a correcção dos erros!
Não olhemos, não percamos tempo a pensar nos erros passados, mas com a graça e ajuda de Deus aproveitemos todos os ensinamentos que deles pudermos retirar.
Que Deus nos ajude a sermos coerentes como a todos convém!

Sem comentários: