terça-feira, 15 de maio de 2018

INFLUENCIAS… POSITIVAS OU NEGATIVAS!


Todos nós somos influenciados por algo ou influenciamos alguém!
É natural sofrer influências ou influenciar, mas pelo bem ou mal que pode acarretar para a nossa vida, é uma questão que merece um tratamento muito especial!
Das boas ou más influências depende muitas vezes o nosso sucesso ou insucesso nas nossas atitudes diárias!
Se nos deixamos influenciar pelo bem, teremos mais aptidões para o bem, para o amor, paciência auto-domínio, lealdade; se, pelo contrário, nos deixarmos influenciar pelo mal, seremos dominados pela prática do mal, propensos ao ódio e à violência, à auto e hétero-destruição.
Nesta semana que nos prepara o Pentecostes teremos ocasião de recordar os Sagrados Dons do Espírito Santo, tão urgentes no nosso querer ser Humanos e Cristãos, amando-nos como Jesus nos amou e quer que nos amemos, assim, indefinidamente!
«»
São Bernardo (1091-1153), monge cisterciense, doutor da Igreja 
3.º sermão para o Pentecostes 
«É do vosso interesse que Eu vá»-
O Espírito Santo estendeu a sua sombra sobre a Virgem Maria (Lc 1,35) e, no dia de Pentecostes, fortificou os apóstolos; a Ela, fê-lo para suavizar o efeito da vinda da divindade ao seu corpo virginal e a eles, para os revestir com a força do alto (cf Lc 24,49), isto é, com a mais ardente caridade. [...] Como teriam eles, na sua fraqueza, podido cumprir a sua missão de triunfar sobre a morte sem esse amor mais forte que a morte, e de não permitir que as portas do abismo prevalecessem sobre eles sem esse amor mais inflexível que o abismo (cf Mt 16,18; Cant 8,6)? Ao ver esse zelo, alguns julgaram-nos ébrios (cf At 2,13). Efetivamente, estavam ébrios, mas de um vinho novo [...], aquele que a «verdadeira videira» deixara derramar do alto do Céu, aquele que «alegra o coração do homem» (Jo 15,1; Sl 103,15). [...] Era um vinho novo para os habitantes da Terra, mas que no Céu se encontrava em abundância [...], jorrava em golfadas pelas ruas e pelas praças da cidade santa, por onde espalhava a alegria do coração. [...]
Havia no Céu um vinho especial que a Terra desconhecia. Mas a Terra tinha também alguma coisa que lhe era própria e que era a sua glória — a carne de Cristo — e o Céu tinha uma grande sede da presença dessa carne. Quem poderia, pois, impedir essa troca tão certa e tão rica em graça entre o Céu e a Terra, entre os anjos e os apóstolos, de forma que a Terra possuísse o Espírito Santo e o Céu a carne de Cristo? [...] «Se Eu não for, o Paráclito não virá a vós», disse Jesus. Quer dizer, se não deixais partir aquilo que amais, não obtereis o que desejais. «É melhor para vós que Eu vá» e que vos transporte da Terra ao Céu, da carne ao espírito; pois o Pai é espírito, o Filho é espírito e o Espírito Santo é também espírito. [...] E o Pai «é espírito; por isso, os que O adoram devem adorá-l'O em espírito e verdade» (Jo 4,23-24).
«»
Subir para o Amor, é ser influenciado por Jesus Cristo, é elevar o coração até Deus, que se diz presente nos altos céus, mas também no coração dos homens e mulheres que, tão ardorosamente, habita!
Deus/Amor, habita em cada um ou uma de nós! Com todos os Dons do Seu Espírito Santo! Pronto a ajudar-nos a fazer o que devemos, para Sua maior glória e felicidade de todos os homens e mulheres!
A maior glória de Deus é a imensa grandeza do Seu Perdão, Misericórdia, Amor presente, compassivo e justo!
Deixemo-nos influenciar por Ele, sempre, em toda a parte, em qualquer situação!
É a única forma de nos sentirmos realizados e felizes!
Que o Espírito Santo nos ajude!
HN

Sem comentários: