quarta-feira, 30 de maio de 2018

A VERDADEIRA CARIDADE!


Sem Fé não pode haver Esperança...
Fé e Esperança são sementes de Caridade!
A Verdadeira Caridade é o Amor dado a quem nos rodeia!
Dá Amor, reparte Amor, quem se sente amado... pois só quem se sente amado consegue a capacidade de amar!
E quando se fala em amar ao jeito de Jesus... sem peso nem medida... e nos sentimos convocados a colocar na vida este tipo de Amor... vamos começando a retirar das nossas atitudes a medida e o peso... o olhar de forma diferente para as diferentes pessoas com quem nos vamos cruzando no decorrer dos dias... aos pouquinhos, tentar ser mais positivos... olhar as atitudes e gestos com olhos de ver e admirar, de procurar o bem das coisas...
Esta é uma tarefa interminável... de uma aprendizagem que nunca saberemos onde nos irá levar!
Longe... ou perto... conforme a nossa disposição e coragem de ouvir compreender aceitar e seguir o Mestre.
«»
Santa Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade 
«Não Há Amor Maior» 
Deixar tudo para O seguir
As riquezas, quer sejam materiais ou espirituais, podem asfixiar-nos se não fizermos delas uma utilização adequada. Porque nem o próprio Deus consegue colocar coisa alguma num coração que já está cheio. Mais cedo ou mais tarde, inevitavelmente, reaparece o apetite pelo dinheiro e a avidez por tudo o que o dinheiro pode proporcionar – a procura do supérfluo, do luxo na comida, no vestuário e no entretenimento. As necessidades começam a aumentar, uma coisa atrai a outra. Mas no fim fica-se com um sentimento incontrolável de insatisfação. Permaneçamos tão vazios quanto possível para que Deus possa preencher-nos.
Nosso Senhor é um exemplo vivo disto: logo no primeiro dia da sua existência humana, conheceu uma pobreza que nenhum ser humano alguma vez conhecerá porque, «sendo rico, tornou-Se pobre» (2Cor 8,9). Cristo esvaziou-Se de toda a sua riqueza. É aqui que surge a contradição: se eu quiser ser pobre como Cristo, que Se tornou pobre embora fosse rico, que devo fazer? Seria uma vergonha para nós sermos mais ricos do que Jesus que, por nossa causa, suportou a pobreza.
Na cruz, Cristo foi privado de tudo. A própria cruz fora-Lhe dada por Pilatos; os pregos e a coroa, pelos soldados. Estava nu. Quando morreu, despojaram-n'O da cruz, retiraram-Lhe os pregos e a coroa. Foi envolto num pedaço de tecido dado por uma alma caridosa e foi enterrado num túmulo que não Lhe pertencia. E isto quando poderia ter morrido como um rei ou mesmo poupar-Se à morte. Mas Ele escolheu a pobreza porque sabia que ela é o verdadeiro meio de possuir Deus e de trazer o seu amor à Terra.
«»
Olhemos e pensemos muito bem nestas frases tão belas, profundas, tocantes...
Ver e sentir Jesus desta maneira... só podia dar no que deu!
A Madre Teresa... tinha mesmo de ser como foi!
E nós? Que estamos a fazer da nossa vida?
Como estamos a passar os dias que nos são dados viver?
Como olhamos as pessoas que nos rodeiam?
Como conseguimos ultrapassar as nossas fraquezas e misérias, as vezes em  que fazemos o que não queremos... e deixamos de fazer o que mais desejamos?
Que nestes momentos nunca percamos a certeza de que Deus/Jesus nos ama sempre, façamos o que fizermos, porque é somente AMOR!
E só a certeza desse Amor imenso nos fará retomar o caminho e a caminhada, bem ao jeito do que formos em cada ocasião.
A vida é bela demais para a desperdiçarmos... mas muitas vezes perdemos a consciência disso e acabamos por nos sentir muito mal, o que não nos leva a nada, a nada mesmo!
Que Deus nos ajude! E quando a tormenta se tornar mais forte, que um qualquer ‘anjo’ seja enviado a socorrer-nos...
Há palavras ouvidas... que só anjos mesmo no-las poderiam dizer!
‘Anjos’ existem... por aí... entre nós!
Que tenhamos a graça de nos cruzarmos com eles!
Boa 5ª Feira do Corpo de Deus... com muitos ‘anjos’ na nossa companhia!
HN

Sem comentários: