quarta-feira, 16 de maio de 2018

VERDADE PLENA


A Verdade plena é Jesus… o Verdadeiro Caminho, a Verdadeira Escada para chegar a Deus Pai com a ajuda e protecção do Espírito Santo!
Espírito Santo! Dom inefável do Pai e do Filho!
Amor por excelência!
Como será possível falar de Ti, Santo Espírito de Deus, com tantas manchas estendidas pelo coração da vida… não sei!?...
Sei que existes, que és, que estás, que falas, que actuas, que ficas presente, que nos olhas e acaricias, que nos levas ao mais íntimo de nós mesmos para aí Te encontrares connosco e sussurrares gemidos inefáveis aceitáveis e sensíveis mas tão difíceis de compreender que só uma grande fé lhes dará resposta.
Onde estará a Verdade Plena para onde nos queres guiar, Santo Espírito de Deus???
«»
Simeão, o Novo Teólogo (c. 949-1022), monge grego 
Catequeses, 33; SC 113 
«Quando vier o Espírito da verdade, Ele vos guiará para a verdade plena»
A «chave do conhecimento» (Lc 11,52) é a graça do Espírito Santo, que é dada pela fé. Pela iluminação, ela produz um conhecimento muito real, e mesmo o conhecimento completo. Ela abre o nosso espírito fechado na obscuridade, muitas vezes com parábolas e símbolos, mas também com declarações mais claras. [...] Prestai pois muita atenção ao sentido espiritual da palavra. Se a chave não for adequada, a porta não se abrirá. Porque, como disse o Bom Pastor, «é a ele que o porteiro abre» (Jo 10,3). Mas, se a porta não se abrir, ninguém entra na casa do Pai, porque Cristo disse: «Ninguém vai ao Pai senão por Mim» (Jo 14,6).
Ora, é o Espírito Santo quem primeiro abre o nosso espírito e nos ensina o que se refere ao Pai e ao Filho. Cristo disse-nos: «O Espírito da Verdade, que procede do Pai, e que Eu vos hei-de enviar da parte do Pai, dará testemunho a meu favor, e guiar-vos-á a toda a verdade» (Jo 15,26; 16,13). Vede como, pelo Espírito, ou melhor, no Espírito, o Pai e o Filho Se dão a conhecer inseparavelmente. [...]
Se chamamos ao Espírito Santo uma chave, é porque é primeiramente por Ele e n'Ele que o nosso espírito é iluminado. Uma vez purificados, somos iluminados pela luz do conhecimento. Somos batizados do alto, recebemos um novo nascimento e tornamo-nos filhos de Deus, como disse São Paulo: «O Espírito Santo intercede por nós com gemidos inefáveis» (Rom 8,26). E ainda: «Deus enviou aos nossos corações o Espírito que clama: "Abba, Pai"» (Gal 4,6). É por conseguinte Ele que nos mostra a porta, porta que é luz, e a porta ensina-nos que Aquele que habita esta casa é também luz inacessível.
«»
Espírito Santo de Deus, Luz inacessível aos nossos olhares estritamente humanos, mas não aos olhos místicos do Corpo de Jesus Cristo que, unidos pelo Dom da Graça, formamos uns com os outros, tal como membros de um corpo carnal ou árvore verde estritamente ligados e unidos entre si, pelo sangue, ou pela seiva!
Cada qual com sua vida específica, com qualidades e defeitos, momentos bons e menos bons, a completar-nos mutuamente… como poderemos criticar-nos uns aos outros e não nos ajudarmos entre nós…se somos membros de um mesmo Corpo?
Sinceramente… não sei!
Está é a Verdade Plena que Jesus nos deixou… é nesta Verdade que devemos acreditar… esperar… viver!
Que o Espírito Santo nos ilumine e ajude a viver, unidos e coesos, na caminhada de todos os segundos!
HN

Sem comentários: