sexta-feira, 18 de maio de 2018

QUE TODOS SEJAM UM!...



Oração maravilhosa a Tua, Jesus, junto do Pai!
‘Que todos sejam um!...’
Um… contigo, que és UM com o PAI e o
ESPÍRITO SANTO!
Que grande maneira, que forma maravilhosa e atraente de nos mostrares o Céu, a Eternidade, que tens reservada para nós!
Não consigo entender como será isso… mas também não interessa compreender, interessa viver e esperar o Mistério que Tu sempre serás para nós… até um dia!
Interessa descobrir-Te em tudo e em todos, ainda que no meio das mais absurdas aberrações infidelidades e corrupções que os homens e mulheres vão praticando por aí.
Tu, Senhor, bem escondidinho, mas está lá, bem no mais fundo dos corações, à espera que uma brecha de luz os leve a descobrir-Te e a querer ter a felicidade de começar a seguir-Te e a estar contigo para todo o sempre!
«»
São Cirilo de Alexandria (380-444), bispo, doutor da Igreja 
Comentário ao evangelho de João, 17, 11; PG 74, 558 
«Para que sejam um, como Nós»
Quando Jesus Se tornou semelhante a nós, quer dizer, Se fez homem, o Espírito ungiu-O e consagrou-O, embora Ele seja Deus por natureza. [...] Ele mesmo santifica o seu próprio corpo, e tudo o que na criação é digno de ser santificado. O mistério que se passou em Cristo é o princípio e o itinerário da nossa participação no Espírito.
Para nos unir também a nós, para nos fundir na unidade com Deus e entre nós, ainda que permanecendo separados pela diferença das nossas individualidades, das nossas almas e dos nossos corpos, o Filho único inventou e preparou um meio de nos agregar, graças à sua sabedoria e seguindo o conselho de seu Pai. Por um só corpo, o seu próprio corpo, Ele abençoou os que creem n'Ele, numa comunhão mística fez um só corpo com Ele e entre eles.
Por conseguinte, quem poderá separar, quem poderá privar da sua união física os que, por esse corpo sagrado e só por ele, são unidos na unidade de Cristo? Se partilhamos do mesmo pão, formamos todos um só corpo (1Cor 10,17). Porque Cristo não pode ser repartido. É por isso que também a Igreja é chamada corpo de Cristo, e nós os seus membros, segundo a doutrina de São Paulo (Ef 5, 30). Todos unidos no único Cristo pelo seu santo corpo, recebemo-l'O, único e indivisível, no nosso próprio corpo. Por isso, devemos considerar que os nossos corpos já não nos pertencem.
«»
Somos… inteiramente… pertença de Deus!
Misticamente… cada um ou uma de nós… um ou uma com Deus… única ou único… e irrepetível!
Nunca houve, nem haverá nunca, alguém igual a nós!
Em toda a nossa simplicidade e humildade podemos imaginar o imenso valor das nossas atitudes perante os homens e mulheres com quem convivemos no decorrer dos dias!
Daí… o cuidado a ter connosco mesmos… e com as atitudes de amor compreensão aceitação e condescendência a usar  para com todos os nossos irmãos e irmãs… a quem… por Jesus Cristo… estamos misticamente unidos!
Nada nem ninguém poderá fazer algo de bom se se revoltar consigo mesmo! Nunca conseguiremos fazer nada de bom se nos revoltarmos seriamente com quem quer que seja, parte integrante de nós, junto do Senhor Deus que nos criou e nos une a todos!
Que o Divino Espírito Santo nos conceda os Seus Dons e nos vá iluminando nas dificuldades que formos encontrando ao longo da vida, Amém!
HN

Sem comentários: