quinta-feira, 17 de maio de 2018

OS DONS DO ESPÍRITO… AS BEM-AVENTURANÇAS... AS OBRAS DE MISERICÓRDIA!


Tantas coisas juntas… provindas dos mesmos dons!
Todos os nossos dons, todas as nossas qualidades, todas as nossas boas atitudes ou acções, são Dons do Divino Espírito Santo!
E as Bem-Aventuranças… Obras de Misericórdia…  também são dons do Espírito Santo!
Tudo quanto edifique o Homem e a Mulher, a Humanidade, são Dons do Divino Espírito Santo de Deus!
Não tenhamos dúvidas!
Deus é Trindade! E é como Trindade que nos habita: o Pai que ampara governa e cria; o Filho que ensina exemplifica conduz e guia; o Espírito Santo que ilumina e fortalece ajudando-nos a discernir o verdadeiro sentido da vida no desenrolar de toda a nossa caminhada!
Três.. em ‘Um’… a formar ‘Um’ connosco… e com toda a Humanidade!
Quem poderá compreender, Senhor, sem o precioso Dom da Tua maravilhosa Luz da Fé?!
O desenrolar da vida, com tudo quanto encerra, vai-nos desvendando um pequenino nada… mas… lá bem no fundo do coração… e sempre à Luz da Fé!
Fé que nos dá a certeza de que nunca estamos sozinhos, mas com a Trindade e na Trindade, amparados conduzidos e irmanados pelos Sagrados Dons do Espírito Santo de Deus!
Os amigos que nos circundam são sempre o reflexo de Deus, as mãos com que nos vão sendo repartidos os Seus imensos dons e graças, pois ainda que nos não ofereçam soluções para os nossos problemas e aflições contribuirão para que as descubramos mais eficazmente!
Quando o Amor nos une a todos, tudo se torna mais fácil, mais acessível, mais eficaz na resolução das diferentes situações!
«»
"FELIZES OS MANSOS DE CORAÇÃO"
"Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!" (Mt 5,5)
Sempre achei curiosa essa bem-aventurança. Quem vai possuir a terra serão os mansos e não os poderosos. Aliás, todas as bem-aventuranças são um pouco contraditórias quanto à mentalidade do mundo: bem-aventurados os pobres, os que choram, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os pacíficos, os que são perseguidos por causa da justiça, os que são caluniados por serem seguidores de Cristo. (Cf. Mt 5,3-12)
No entanto, essas são as promessas de um Deus. E não se cumprirão apenas no futuro, já agora no presente nós as experimentamos se nos deixamos guiar pelo amor ensinado por Jesus.
Se quisermos ser felizes, deveremos agir como Jesus, que é manso e humilde de coração. (Cf. Mt 11,29)
Abraços
Apolonio
«»
Manso de coração… só mesmo Jesus e os que se mantém de todo unidos a Ele!
Jesus, sim, é a Mansidão, a Paciência, a Humildade, o Conselho, a Fortaleza, o Entendimento, a Ciência, a Piedade, o Temor/Amor de Deus!
Só Jesus possui todos estes maravilhosos Dons do Espírito Santo! Só Jesus tem nas suas atitudes todas as Bem-Aventuranças!
Só Jesus é a prática perfeita de todas as Obras de Misericórdia!
Por mais que cada um ou uma de nós tudo faça para O imitar… sempre ficará muito aquém das suas mensagens vivas e actuantes expressas nas palavras que nos deixou e a Liturgia Sagrada nos apresenta a cada dia!
Para sermos, de facto, imagem de Jesus junto dos nossos irmãos que para Ele queiramos ajudar a encaminhar… sempre seremos… falo por mim, claro… sempre seremos… serei… uma imagem muito deturpada, muito fraquinha!
Senhor, envia-nos a graça dos Dons maravilhosos do Teu Espírito Santo, e aceita-nos, assim, como somos, pois as nossas inúmeras fraquezas e debilidades são como são, o que Tu conheces, muito melhor do que nós!
Que sempre sejas louvado!
HN

Sem comentários: