domingo, 17 de junho de 2018

A SEMENTE É A PALAVRA DE DEUS!


Face às Leituras Bíblicas, ‘A SEMENTE É A PALAVRA DE DEUS’ foi das frases mais proclamadas nas homilias deste domingo, 11º do Tempo Comum B.
Algo de muito especial, pois se Jesus é a Palavra de Deus Encarnada... é também o semeador dessa maravilhosa semente!
Maravilhosa ‘Semente’ que, lançada à terra, coração dos homens, há mais de dois mil anos, continua a nascer, crescer e dar frutos abundantes em todos os corações.
Ao falar em frutos saídos de todos os corações, e tendo em atenção tanta maldade que existe no mundo, poderemos pensar que é uma afirmação errada, mas não é errada.  
Deus, é o Sumo Bem, o Amor, a Misericórdia, o Perdão, o Encontro, a Fraternidade, a Solidariedade... e como estes predicados... numas pessoas mais... noutras menos... existem em todos os corações, pois sem Deus o Bem não pode existir...  podemos afirmar que a ‘Semente’ do Bem, que Jesus veio semear, está em todos os homens e mulheres!
Jesus deu inicio ao Reino de Deus na terra com doze Apóstolos... ‘Semente’ pequenina retirada do meio de muitos homens e mulheres... que germinou, cresceu e deu tanto fruto que irá reproduzir até ao fim dos tempos!
Jesus, os Apóstolos, semente plantada nos altos montes para ser vista por toda a gente e abrigar toda a gente!
Semente que nos faz ‘cristãos’ em crescimento constante... pois é a ‘eterna e permanente novidade!
A Palavra de Deus inspira-nos a vida interior, aquela que dá alento aos nossos gestos e palavras, que nos dá tudo o que temos e faz de nós tudo o que somos!
E não critiquemos ninguém! Não critiquemos os que enchem o mundo de notícias de acontecimentos maus, trágicos, porque são pessoas como nós em quem a ‘Semente’, de algum modo, foi semeada, mas como, por alguma razão, a terra não estava bem preparada, não conseguiu crescer e dar fruto!
Estas pessoas não precisam dos nossas críticas, mas das nossas orações, do nosso acolhimento, do nosso exemplo de vida!...
Ninguém muda de vida com caras voltadas, críticas e castigos, mas com carinho, amor, compreensão, ternura, sorrisos, mãos dadas!
Somos seres sociais, pelo que ninguém cresce sozinho, ninguém consegue caminhar isolado nos tortuosos caminhos da vida!  
A ‘Árvore’ do alto do monte, a mostarda para abrigar as aves e pessoas, é a Igreja de Jesus Cristo da Qual somos parte integrante!
Sejamos ‘Árvores’ da vida para quem ainda não conhece bem o Semeador Jesus anunciado pelos ‘semeadores’ que nos deixou, Papa, Bispos, Sacerdotes, Diáconos, Religiosos... e porque não, também os Leigos, pois no entender e dizer do Papa Francisco, são os que têm mais possibilidade de sair para as periferias, para os ambientes onde vivem, trabalham, brincam, se alimentam, e com o seu exemplo e palavras, arrastá-los para o mais correto seguimento de Jesus, onde aprenderão e ganharão forma de O seguir como a todos convém!
O texto seguinte vinha hoje no ‘Evangelizo:’
«»
São Cromácio de Aquileia
O Senhor comparou-Se a Si mesmo a um grão de mostarda. Sendo o Deus da glória e da majestade eterna, tornou-Se muito pequeno, porque quis nascer de uma virgem com um corpo de criança pequena. Foi lançado à terra quando o seu corpo foi posto no túmulo; mas, depois de Se ter elevado de entre os mortos pela sua gloriosa ressurreição, cresceu até Se tornar uma árvore em cujos ramos habitam as aves do céu.
Esta árvore significa a Igreja, que a morte de Cristo ressuscitou para a glória. Os seus ramos devem ser entendidos como sendo os apóstolos porque, tal como os ramos são o ornamento natural da árvore, assim os apóstolos são o ornamento da Igreja de Cristo, pela beleza da graça que receberam. E sabemos que nestes ramos habitam as aves do céu. Alegoricamente, as aves do céu designam-nos a nós, que, tendo vindo à Igreja de Cristo, descansamos nos ensinamentos dos apóstolos como as aves nos ramos.
«»
Os ensinamentos dos Apóstolos são os ensinamentos de Jesus... e agora da Igreja... pelo que temos de respeitar a sua Hierarquia e prestar muita atenção aos seus governantes terrenos, visíveis!
Palavra de Deus... eterna novidade!...
Sempre que meditamos num texto bíblico, num mesmo texto bíblico... descobrimos atitudes a rever e renovar na nossa caminhada de vida, onde teremos sempre dois caminhos: o do mal (demónio) ou da morte... e o do bem (Deus) ou da vida!
E como não acaba o que dizer... que o Espírito Santo nos oriente e fortaleça!
Boa semana!
HN

Sem comentários: