quarta-feira, 27 de junho de 2018

DA PAZ INTERIOR... NASCE A ALEGRIA E FELICIDADE!


Sim, é da paz interior que nasce e renasce a alegria e felicidade... verdadeiras! Porque a verdadeira felicidade e alegria não são sorrisos e gargalhadas, mas o bem-estar que sentimos dentro de nós... e ninguém nos pode tirar!
Fala-se por demais em paz... mas que a verdadeira paz começa e está bem dentro de nós não é assunto tão falado assim!
Se não estiver em paz comigo mesma, com as minhas atitudes no que penso digo e faço nos afazeres diários, nem posso ser feliz nem dar felicidade, porque não posso ter paz nem comunicar a paz a quem comigo vai convivendo.
Se não estiver em paz comigo mesma, não conseguirei aguentar, por qualquer razão inesperada, palavras indesejadas em momentos inoportunos que surjam da boca de alguém, caras preocupadas que não se sabe porquê, gestos descabidos ou vozes algo irritantes... pois a perturbação já sentida por mim aumentará de intensidade e me tornará ainda mais perturbada, confusa e desesperada...
É que, temos por hábito, vermos e apreciarmos muito bem as atitudes irreverentes dos outros... sem conseguir enxergar que, na grande maioria das vezes, a verdadeira culpa não é deles... mas... nossa... pois esquecemos o nosso ser pessoas sociais cujos comportamentos têm que se ajustar mutuamente... a partir de nós... que somos as únicas pessoas em quem podemos mudar as atitudes!
Não perceber isto... é uma santa... ignorância... que muito tempo tive... que ainda tenho... que luto contra ela... e que muita gente tem... e não se apercebe disso como também eu me não apercebia!
Levou imenso tempo a descobrir!
«»
A paz depende também de mim e de minhas atitudes.
Devo querer e desejar a paz, estando em uma atitude ativa para promovê-la onde eu estou.
As minhas reações aos insultos, às provocações, às agressões de qualquer tipo, devem ser atitudes permeadas de mansidão, de misericórdia e de uma boa dose de razão. 
Devo intermediar a paz entre as pessoas, sabendo escutar todos os envolvidos e suas razões, enfatizando as boas intenções de cada um e criando ocasiões para o diálogo.
Onde não estou presente fisicamente, posso influenciar através da oração incessante, para que Deus toque os corações e lhes dê a graça da paz.
A paz começa nos meus sentimentos, nos meus pensamentos, nas minhas palavras e nas minhas ações. 
A paz depende também de mim. Por isso, eu a busco constantemente na minha relação com Deus e com os irmãos.
Abraços
Apolonio
«»
Para promover a paz... temos que desejar ardentemente a paz... compreender cabalmente o que é a paz... estar em paz... viver em paz... interior... ainda que no meio de aflições... certos de que o Deus da Paz está connosco na luta pela paz, em nós e nos demais!
Sozinhos... nunca conseguiremos... mas com Deus connosco... Ele fará o que não conseguirmos fazer!
Que sempre nos proteja... em tudo... e mais que tudo na verdadeira construção da paz!!
HN

Sem comentários: