quinta-feira, 14 de junho de 2018

PARA QUE SERVEM O SAL... E A LUZ?...


Ora... esta é uma questão que temos de nos por a nos mesmos para podermos compreender o que JESUS nos quer dizer com estas frases que nos dirigiu!
Para que serve o sal?
Com certeza que serve para temperar a comida que nos conforta e alenta a vida... serve para conservar muitas coisas operacionais por mais tempo... e não podemos esquecer que, no tempo de Jesus, não havia frigoríficos nem arcas congeladoras que, como sabemos, principalmente  os que têm mais idade, são descobertas muito recentes! 
No tempo de Jesus, e até há muito pouco tempo, o sal era muito utilizado na conservação de carnes e peixes, de alimentos!
Ora... é de alimentos que Jesus nos quer falar... não de alimentos corporais, mas alimentos da alma, de  comportamentos necessários à felicidade e bem-estar de toda a gente!
Mas... o sal não se serve a si mesmo! Serve para salgar, conservar, dar sabor!
Então... primeiro temos de aprender, treinar, ver o que teremos de fazer para sermos sal;  depois, para sermos sal, temos de viver bem, o mais possível de acordo com a vontade de Deus, e sempre prontos para ajudar os outros seja no que for!
Agora, a luz!
A luz também não existe para si mesma, mas para acabar com a escuridão.
Então... para sermos luz, temos que aprender a ser luz, aprender a viver como Deus quer, para podermos ser, realmente, luz, exemplo de dignidade, para as pessoas que connosco convivem!
Ser sal e luz... muito embora não o sejamos para nós, exige de nós aprendizagem, meditação da Palavra de Deus, oração, vida sacramental, eucarística, mariológica, comunitária...
É muito bom que sejamos sal e luz para os demais, porque, antes de o sermos para os outros, tivemos que conseguir sê-lo... e fomos, assim, os primeiros beneficiados.  
Que o Senhor nos ajude a ser, junto de todos, presença, dedicação, amizade, carinho, ternura, compreensão, entendimento... e promotores de partilha, solidariedade, fraternidade, harmonia, paz, Amor!
Não se esgota o que pensar...
Divino Espírito Santo, sê a nossa força, contamos Contigo!
HN

Sem comentários: