segunda-feira, 11 de junho de 2018

A VERDADEIRA PAZ... PROMOVE-SE NA FAMÍLIA!

Família!
Um grupo de pessoas unidas pelo amor!
Amor mútuo entre o casal; amor paternal de pais para filhos; amor filial de filhos para pais; amor familiar ente os mais membros da família a que chamamos família alargada!
Para que uma família possa ser realmente unida e manter-se unida necessita de ter Jesus como elo de união entre os cônjuges,  entre estres e os filhos, entre os filhos, e entre toda a família alargada.
Onde não está Jesus, o mal começa a criar raízes e os desentendimentos e desaconchegos começam a acontecer! E tal como uma trovoada cria mal-estar em toda a ente que a ouve... os problemas familiares afligem, não só a família, mas também quem está por perto, ou seja, o seu meio ambiente circundante.
Onde entram as desconfianças, os egoísmos, os mal entendidos, os orgulhos, os egocentrismos, ou seja, o julgar-se melhor do que qualquer outro e querer ter toda a gente voltada para si.
Isto é um desarranjo total! Uma desordem sem tamanho!
E sem necessidade de ‘armas’... uma guerra permanente!
A verdadeira paz tem que começar na família e promover-se na família!
Na compreensão tolerância aceitação e aconchego entre os pais, no acolhimento e dedicação igual a todos os filhos, na ajuda mútua entre todos, no uso habitual do ‘obrigada, desculpa, com licença’, no moderar a voz e os gestos, na valorização e exaltação das qualidade não admitindo o mal-dizer seja de quem for, no olhar os idosos com carinho... tantos... tantos comportamentos promotores de paz!
E se na família há paz... no encontro de famílias, impreterivelmente, tem que haver paz!
Mas...
«»  
"O PRIMEIRO PASSO PARA A PAZ É TÊ-LA DENTRO DE NÓS"
A paz que alcançamos dentro de nós não a perdemos quando à nossa volta ela não existe.
A paz interior é um estado de espírito que revela a nossa relação com o ambiente e com o transcendente. Ela vai além do conceito de paz enquanto ausência de conflitos. É muito mais que isso. É uma postura espiritual constante e coerente diante de qualquer situação, porque a nossa verdadeira paz está em Deus.
Buscar a união com Deus dentro de nós é o primeiro passo para tê-la também com os irmãos.
Quem está unido a Deus está unido também a todas as pessoas sem excluir nenhuma delas, pois essa união está estabelecida, antes de tudo, dentro do coração como fruto da união com Deus.
Portanto, a paz dentro e à nossa volta, a paz com todos, sem exceção.
"QUEM PROMOVE A PAZ DÁ O PRIMEIRO PASSO"
Quem está em paz consigo mesmo e com Deus exprime essa paz em todos os seus gestos e palavras; dá o primeiro passo para a reconciliação se o relacionamento estiver rompido; perdoa as ofensas recebidas.
"Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta." (Mt 5,​ ​23-24)
Prestemos atenção: Jesus não diz "Se tens algo contra teu irmão", mas "Se teu irmão tem algo contra ti".​ Isso, para mostrar que devemos dar o primeiro passo, não somente quando fomos nós que ofendemos o outro, mas mesmo quando foi o outro que nos ofendeu.
​Quem promove a paz segue a lógica da justiça de Deus e ama em primeiro lugar, dá o primeiro passo.
Abraços
Apolonio
«»
Então... para que haja paz nas famílias... urge que cada membro dessa mesma família se sinta bem consigo mesmo, por não estar a proceder mal consigo mesmo nem com ninguém!
Uma família que viva na paz e em paz... espalha paz, é pacífica e grande promotora de PAZ.
O que só se consegue, em união com Deus/Amor, e amando como a Sua Face n terra, Jesus, o exemplificou com as Suas obras e no-lo disse com as Suas Palavras!
Mãe de Jesus, Senhora da Paz, ajudai-nos a viver em Paz!
Senhor! Dai-nos a PAZ!
HN

Sem comentários: