terça-feira, 5 de junho de 2018

AUTÊNTICAS... MARAVILHAS!...


!Há maravilhas que nos chegam como que por milagre
O milagre das partilhas de vida, do que pensamos e fazemos, das nossas conversas mais íntimas, do nosso verdadeiro ser e querer, compreender e viver!
Das partilhas... e das pessoas que se dedicam a procurar sábia e pacientemente os textos para os colocar adequadamente onde mais convém.
Faz parte do meu dia pensar um pouquinho nas Leituras da Liturgia Diária que estão no Secretariado Nacional da Liturgia, que alguns amigos vão partilhando no Facebook, e me chegam através do Evangelho Quotidiano agora chamado de Evangelizo.
Hoje...vejamos o que aí nos diz...
«»
Santa Catarina de Sena
Amor eterno [...], peço-To em graça, tem misericórdia do teu povo, em nome da caridade eterna que Te levou a criar o homem à tua imagem e semelhança (Gn1,26). [...] Só o fizeste, ó Trindade eterna, porque querias levar o homem a participar de Ti. Foi por isso que lhe deste a memória, para que se lembre das tuas mercês, e para que participe assim no teu poder, ó Pai eterno. Foi por isso que lhe deste a inteligência, para que possa compreender a tua bondade e participe assim da sabedoria do teu Filho único. Foi por isso que lhe deste a vontade, para que possa amar o que vê e o que conhece da tua verdade, e assim participe no amor do teu Espírito Santo. O que Te levou a dar uma tão grande dignidade ao homem? O amor inesgotável com que olhas a tua criatura em Ti mesmo.
[Mas,] por causa do pecado, ela perdeu a sua dignidade. [...] Então Tu, levado por esse mesmo fogo com que nos criaste [...], deste-nos o Verbo, o teu Filho único. [...] Ele cumpriu a tua vontade, Pai eterno, quando O revestiste da nossa humanidade, à imagem e semelhança da nossa natureza. Ó abismo de caridade! Que coração poderá deixar de ceder ao teu amor, vendo o Altíssimo juntar-Se à baixeza da nossa humanidade? Nós somos a tua imagem, e tu és a nossa, pela união que consumaste no homem ocultando a tua divindade no barro de Adão (Gn 2,7). [...] O que te levou a fazê-lo? O amor! Tu, que és Deus, fizeste-Te homem, e o homem tornou-se Deus. Por esse amor indizível, rogo-Te, tem misericórdia das tuas criaturas.
«»
Uma meditação maravilhosíssima que não resisti a partilhar aqui... e que... se dependesse de mim... chegaria a todas as partes do mundo... a todas as pessoas... para que pudessem sentir-se mais felizes e com muito mais vontade de espalhar amor por todas as criaturas!
Espalhar amor... na positividade, aceitação, compreensão, sorriso, gestos e atitudes, olhar atento, partilhas, na união e fraternidade de uma vida verdadeiramente solidária!
No meio de tanta pequenez e fraquezas inumeráveis... sentir-se um com Deus como diz Santa Catarina de Sena... é algo de extraordinário!
Mas que no dia-a-dia, muitas vezes, parece mesmo que sentimos a companhia de Deus a falar-nos de coisas inimagináveis até ali... e porque sentimos que é o Senhor que nos fala... tentamos logo pô-las em prática e vemos então que o que nos parecia tão difícil se torna perfeitamente normal, é um facto real!
Tantas coisas temos ainda que aprender!... Aprender... é de sempre!
Continuemos... ‘crianças’ como Jesus nos sugeriu, pois só assim poderemos continuar a aprender, como devemos... e com muito entusiasmo!
HN

Sem comentários: