segunda-feira, 25 de junho de 2018

DIAS... E DIAS...


A vida prega-nos partidas! Talvez para aprendermos a viver melhor! Porque se aprende com tudo... e muitas vezes são os acontecimentos menos bons que nos ensinam mais.
Nem sempre a quietude é tranquilidade e paz. Mas tem que haver paz e tranquilidade na quietude da vida.
Quando, por alguma razão, necessitamos estar parados, o facto de não conseguirmos fazer nada, ou quase nada, deixa-nos inquietos e com a sensação de inutilidade!
Vai sobrando tempo para dormir, o que faz muito bem, pois deixa-nos de cabeça vazia de preocupações, porque, agora, descabidas! Mas confesso que não é nada bom!
Hoje... depois de muitas voltas e voltinhas no computador, dei com este texto maravilhoso!
«»
"A MANSIDÃO É A BASE DA PAZ"

Para vivermos em paz devemos ser fortes e corajosos, mas nunca usar a violência.
O sentido evangélico de oferecer a outra face (cf. Mt 5,39; Lc 6,29) não é ser vítima passiva, mas é não se deixar dominar pela vingança, saber recuar para evitar o confronto violento e saber recorrer à justiça.
Ser forte e corajoso o suficiente para agir com mansidão diante de qualquer situação; ser forte para ter o autocontrole das próprias emoções com mansidão; ser forte porque a nossa força vem de Deus e nada e ninguém é mais forte que Ele.
Ser manso é saber enfrentar os problemas sem enfrentar as pessoas; é não revidar à violência com violência; é responder ao ódio com o amor.
Abraços
Apolonio
«»
Ora nem mais! Isto está tudo muito bem...  mas vou virar-me para outro lado, penso que devo fazê-lo.
A maior façanha da vida é aprender a conhecer-nos a nós mesmos! E a ter autocontrole, a desculpar-nos a nós mesmos, já se vê!
É precisamente o que estou a treinar.
Estou, com a maior calma possível, a treinar conhecer-me um pouquinho melhor, a desculpar-me um nadinha mais, a não me zangar tanto comigo mesma, pelas minhas asneiras, preocupações desmedidas, nervosismos descontrolados, corridas desenfreadas, sei lá que mais!
Com o rodar do tempo e a façanha de acontecimentos variados, vou descobrindo defeitos e cuidando qualidades, o que não é nada fácil.
E então agora, com uns tempinhos de quietude que me dão mais tempo para pensar... talvez, quem sabe, consiga vencer as minhas indecisões e mudar, no que devo, as minhas atitudes!
O meu pezinho magoado tem que servir para alguma coisa!
By, by!
Boa noite!
HN

Sem comentários: