quarta-feira, 13 de junho de 2018

SAL E LUZ


‘Vós sois o sal da terra! Vós sois a luz do mundo!’
Já refleti muito sobre estas frases... endereçadas aos discípulos de Jesus! O que, para mim, eram para o Papa, Cardeais, Bispos, Cónegos, Presbíteros, Diáconos, Religiosos e Religiosas Consagradas... nunca me tinha passado a sério pela cabeça que esta frase também é para mim... e para todos nós... cristãos... seguidores de Jesus Cristo procurando viver ao Seu jeito!
«»
Homilia atribuída a São Máximo de Turim (?-c. 420)
bispo
(Kephas, vol. 1)
O Senhor disse aos seus apóstolos: «Vós sois a luz do mundo». Como são justas as comparações que o Senhor emprega para designar os nossos pais na fé! Chama-lhes «sal», a eles que nos ensinam a sabedoria de Deus, e «luz», a eles que afastam dos nossos corações a cegueira e as trevas da incredulidade. Mas é justo que os apóstolos recebam o nome de luz, pois eles anunciam, na obscuridade do mundo, a claridade do Céu e o esplendor da eternidade. Não se tornou Pedro uma luz para o mundo inteiro e para todos os fiéis quando disse ao Senhor: «Tu és Cristo, o Filho de Deus vivo» (Mt 16,16)? Que maior claridade poderia o género humano receber do que ficar a saber por Pedro que o Filho de Deus vivo era o criador da sua luz?
E São Paulo não é uma luz menor para o mundo: quando a Terra estava cega pelas trevas da maldade, ele subiu ao Céu (2Cor 12,2) e, no seu regresso, revelou os mistérios do esplendor eterno. Foi por isso que não pôde, nem esconder-se, qual cidade fundada no alto duma montanha, nem deixar que o escondessem, pois Cristo, pela luz da sua majestade, tinha-o incendiado como candeia cheia do óleo do Espírito Santo. Por isso, bem-amados, se, renunciando às ilusões deste mundo, queremos procurar o sabor da sabedoria de Deus, provemos o sal dos apóstolos.
«»
Quem prova o sal dos Apóstolos... não são só o Papa, Cardeais, Bispos, Cónegos, Presbíteros, Diáconos, Religiosos e Religiosas Consagradas... mas também os leigos... e mais do que nunca... os leigos também têm que ser sal e luz!
Quando o Papa Francisco manda a Igreja sair das paredes dos templos de pedra e ir para as periferias... francamente... não me parece que esteja a falar só para o Papa, Cardeais, Bispos, Cónegos, Presbíteros, Diáconos, Religiosos e Religiosas Consagradas... que têm de ter as suas maiores atividades dentro das paredes dos templos... mas para os leigos que vão aos templos receber do Papa, Cardeais, Bispos, Cónegos, Presbíteros, Diáconos, Religiosos e Religiosas Consagradas... a forma de viver para serem exemplo de vida nos seus ambientes naturais... família, trabalho, escola, divertimentos, encontros casuais... em todos os lugares e circunstâncias... e com toda a gente que se cruzarem... ou procurarem cruzar-se!
Queremos ser sal e luz... que o Senhor nos ajude!
HN

Sem comentários: