sexta-feira, 8 de junho de 2018

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS!



Hoje foi um dia muito importante!
Nas andanças da vida, acabam por nos passar despercebidas as enormes grandezas dos dias... mas muitas vezes há algo que nos desperta!
Hoje, foi a Missa transmitida da Basílica da Santíssima Trindade pela Canção Nova. Quando verifiquei que a Eucaristia não estava a ser a habitual dos dias de semana... é que me lembrou da Festa do Sagrado Coração de Jesus. E trouxe-me imensas aprendizagens que me encheram por dentro e por fora!
O Sagrado Coração de Jesus, Milagre de Amor para nós, as Suas mensagens dirigidas a Santa Margarida Maria, a tantos outros corações... e a nós mesmos!
Foi uma homilia maravilhosa, tocante.
Agora, no ‘Evangelizo,’ o que me chegou sobre o Sagrado Coração de Jesus:
«»

São Boaventura (1221-1274) franciscano, doutor da Igreja
A vinha mística, nº 2
Os soldados não trespassaram apenas as mãos de Jesus, mas também os seus pés; e a lança do seu furor trespassou ainda o lado e, até ao fundo, o sagrado coração, já trespassado pela lança do amor.
«Feriste-me o coração, minha ir­mã e minha noiva, feriste-me o coração!» (Cant 4,9) Ó Jesus amantíssimo, tendo-Vos a vossa esposa, vossa irmã, vossa amiga ferido o coração, era também necessário que os vossos inimigos vo-lo ferissem? E vós, seus inimigos, que fazeis? Se o coração dulcíssimo de Jesus já está ferido - ou antes, porque está ferido -, porque lhe infligis segunda ferida? Ignorais pois que, à primeira ferida, o coração se extingue e se torna, de certa maneira, insensível?
O coração do meu dulcíssimo Jesus morreu porque foi ferido; uma ferida de amor invadiu o coração de Jesus nosso Esposo, invadiu-o uma morte de amor. Para quê segunda morte? Mas «forte como a morte é o amor» (Cant 8,6); mais ainda, ele é na verdade mais forte que a própria morte. [...] Vede como o amor, que habita o coração e o mata com uma ferida de amor, é forte; e não o é apenas o do Senhor Jesus, mas também o dos seus discípulos.
Foi assim que foi ferido e que morreu o coração do Senhor Jesus, exposto à morte todo o dia, tratado como ovelha para o matadouro (Sl 43, 23). Entretanto, sobreveio-Lhe a morte corporal, que triunfou durante algum tempo, mas a fim de ser vencida para toda a eternidade.
«»
Diz-nos muitas coisas esta meditação!
Mas, acerca de meditações, não me queria ficar por aqui... porque... quando os mestres falam... devemos dar-lhes ouvidos!
Vejamos esta, também, do ‘Evangelizo:’
«»
São Gregório Magno (c. 540-604) papa, doutor da Igreja
Homilias sobre o Evangelho, n.º 30; PL 76, 1220
Não se pode amar verdadeiramente a Deus sem amar o próximo, nem amar verdadeiramente o próximo sem amar a Deus. Foi por isto [...] que o Espírito foi dado aos apóstolos por duas vezes: primeiro, pelo Senhor enquanto vivia na Terra, e depois, pelo Senhor quando reinava no Céu (Jo 20,22; At 2). Foi-nos dado na Terra para amarmos o próximo, foi-nos dado do Céu para amarmos a Deus. Mas porque foi primeiro na Terra e depois no Céu? Para que compreendêssemos claramente estas palavras de João: «Quem não ama o seu irmão, que vê, não pode amar a Deus, que não vê» (1Jo 4,20).
Assim, meus irmãos, cuidemos bem do nosso próximo; amemos aquele que está próximo de nós, para que nos seja possível amar Aquele que está acima de nós. Que o nosso espírito se exercite a dar ao próximo aquilo que deve a Deus, a fim de merecer gozar em Deus, com este mesmo próximo, de uma alegria perfeita. Alcançaremos então a alegria própria dos habitantes do Céu, cujo penhor recebemos já pelo dom do Espírito Santo. Tendamos com todo o nosso amor para este fim, onde rejubilaremos sem fim. Aí se encontra a assembleia santa dos cidadãos do Céu; aí se vive uma festa segura; aí está o repouso permanente; aí há uma paz verdadeira, que já não nos será apenas deixada, mas dada por Nosso Senhor Jesus Cristo (Jo 14,27).
«»
Para mim... no dia festivo da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus... estas duas meditações deram mais vida ao meu dia e estão a deixar a minha noite mais cheia da Luz do verdadeiro Caminho que continuará a ajudar-me a conseguir levar uma vida cada vez de mais e maior
Amor!
Que o Sagrado Coração de Jesus nos anime a todos!
Que sempre seja louvado, querido, amado, seguido!
Bom fim de semana, com... e no... Sagrado Coração de Jesus!
HN

Sem comentários: