quarta-feira, 20 de junho de 2018

DOIS CAMINHOS! O mal morte, o bem vida!


Segundo a educação que nos foi transmitida, temos sempre pela frente dois caminhos a escolher: o caminho largo ou do mal e o caminho estreito ou do bem.
Agora, segundo o Papa Francisco, aumenta-se mais um predicado a cada caminho, ao caminho do mal juntamos a morte, e ao caminho do bem junta-se a vida.
Pensando um pouco em todos os atributos destes dois tipos de caminho, verificamos que são para muitos incompreensíveis, o que é muito natural.
Esta visão da vida é de todo imaterial, não palpável nem visível, o que complica a compreensão e aceitação.
O caminho largo terá a ver com uma boa situação socioeconómica, intelectual, laboral e familiar da pessoa, o que pode levar ao egoísmo egocêntrico, à não abertura ao diálogo e compreensão e aceitação de quem necessita, ao impor a aceitação das suas próprias ideias, caminho do mal que leva à desunião, ao desprezo dos menos considerados e desfavorecidos no meio social local e familiar.
«»  
Na tarde de 3 de Junho, o Papa Francisco, numa Missa celebrada diante da praça da paróquia de Santa Mônica, com a participação de milhares de fiéis das oito paróquias do litoral romano, na homilia, comentou o Evangelho do dia, concentrando-se em especial sobre o verbo que aparece várias vezes na narração da Última Ceia: preparar.
«Jesus, prepara para nós um lugar e um alimento. “Um lugar muito mais digno do que a «grande sala mobiliada» do Evangelho. É a nossa casa espaçosa e ampla aqui na terra, a Igreja, onde há, e deve haver, lugar para todos. Mas nos reservou também um lugar lá no Céu, no Paraíso, para estarmos com Ele e uns com os outros para sempre.”
Além do lugar, Jesus nos prepara também um alimento, um Pão que é Ele próprio. “Estas duas dádivas – o lugar e o alimento – são tudo aquilo que precisamos para viver. São a alimentação e a morada definitivas. E ambas nos são dadas na Eucaristia.”
A Eucaristia, é o coração palpitante da Igreja, é a única matéria nesta terra que tem verdadeiramente sabor de eternidade.
“É o pão do futuro, que já agora nos faz saborear um futuro infinitamente maior do que as mais risonhas expectativas. É o pão que sacia os nossos maiores anseios e nutre os nossos mais belos sonhos. Numa palavra, é o penhor da vida eterna, isto é, uma antecipação concreta daquilo que nos será concedido. A Eucaristia é a marcação, a «reserva» do paraíso.”
Na Hóstia consagrada, além do lugar, Jesus nos prepara o alimento. Na vida, nos nutrimos não só com alimentos, mas também com projetos e afetos, anseios e esperanças.
As tecnologias mais avançadas não bastam: temos fome de ser amados. Na Eucaristia encontramos realmente Jesus, sentimos o seu amor. “Queridos irmãos e irmãs, escolhamos este alimento de vida: ponhamos em primeiro lugar a Missa, voltemos a descobrir a adoração nas nossas comunidades! Peçamos a graça de nos sentirmos esfomeados de Deus, de nunca nos fartarmos de receber o que Ele prepara para nós.”
Para nos preparar para este lugar e alimento, Jesus nos indica suas preferências: não locais exclusivos e excludentes, mas desconfortáveis:
“Há tantas pessoas privadas dum lugar decente para viver e do alimento para comer! Mas todos conhecemos pessoas sozinhas, atribuladas, necessitadas: são sacrários abandonados. Nós, que recebemos de Jesus alimentação e morada, estamos aqui para preparar um lugar e o alimento para estes irmãos mais frágeis.”
Jesus pede que nos doemos aos outros, que deixemos de viver para nós mesmos, mas vivamos um para o outro. É assim que se vive eucaristicamente: derramando sobre o mundo o amor que recebemos da carne do Senhor. A Eucaristia traduz-se, na vida, passando do eu ao tu.
Para isso, é preciso abater os muros da indiferença e da conivência, remover as grades dos abusos e arrogâncias, abrir os caminhos da justiça, da equidade e da legalidade.
“A Eucaristia convida a deixar-nos levar pela onda de Jesus, não ficar arenados na praia à espera que chegue qualquer coisa, mas zarpar livres, corajosos, unidos.”
«»
Que beleza de caminho Jesus nos propõe pela boca de Francisco!
Tratar uns dos outros! Amar uns aos outros! Querer o bem uns dos outros! Preparar alimento e habitação, vestuário e aceitação e carinho.
Caminhos de vida! São os Caminhos de Vida que Jesus nos propõe e que devemos seguir. Não por medo de que nos castigue, pois é Pai Misericordioso Compassivo Amoroso e Justo, que não quer castigar ninguém... a não ser que a própria pessoa não se deixa cativar por Ele, o tal pecado contra o Espírito Santo que não pode ter perdão... porque Esse perdão que Deus quer dar não é aceite pelo homem ou mulher.
Senhor Jesus, Deus como o Pai e o Espírito Santo, concedei aos homens e mulheres com quem convivemos todos os dias os dons maravilhosos das vossas bênçãos para que possam sentir no mais fundo do coração a alegria de se sentirem amadas e amados por Vós!
Confio em Vós, ajudai-nos a encontrar o verdadeiro caminho do bem como quereis para todos nós!
Que sempre sejais louvados!
HN

Sem comentários: