sábado, 23 de junho de 2018

‘FESTAS’... DE SÃO JOÃO!...

Quando mais me debruço sobre a vida de São João Baptista menos compreendo o comportamento de muita gente cá dos arredores das minhas aldeias nos meus tempos de infância, juventude e mesmo princípios de idade madura.
No alvorecer da manhã do dia de São João apareciam vasos de plantas nos adros das igrejas, carros de bois no meio dos caminhos ou à beira rio, campos de linho tombados como que uma carroça lhes tivesse passado por cima... coisas espantosas e impressionantemente imaginativas a que chamavam as travessuras de São João.
Ainda aparecem por vezes, nas manhãs de São João algumas coisas fora dos lugares, a que os mais idosos acham graça... mas francamente não encontro razão para estes comportamentos na vida de  São João!
Um homem simples, nascido de gente simples, voltado para as coisas simples da vida que não têm nada a ver com travessuras mas com as melhores normas e jeitos de viver... onde estará o porquê de tudo aquilo?
E agora... tantas festas... tantos balões... tantos  foguetes... tantas saídas para festejar o S. João?
Tantas petiscadas, sardinhadas e afins... a celebrar a festa de um homem que se alimentava de frutos silvestres e pouco mais?
De facto, os homens, quando querem, são imaginativos!
Então, como homens e mulheres que somos, tenhamos a coragem de ler o que se diz de São João Baptista para podermos imitar mais e melhor a sua coragem e as suas virtudes!
O seu ser verdadeiro, justo, sem medo perante seja o que for!
São João é considerado tão importante para nós que  a Igreja Católica de que a imensa maioria de nós é parte integrante lhe celebra não só a morte como aos restantes Santos mas também o Nascimento, o que só acontece com a Virgem Maria Nossa Senhora que Jesus nos ofereceu a todos como Mãe!
São João é um dos considerados Santos Populares, Santos de toda a gente, por todos conhecidos, amados e honrados.
Que nos sirvam de exemplo, será a melhor forma de os exaltarmos neste mundo lindo onde eles viveram e nós vamos fazendo a nossa caminhada até à Pátria Comum que nos acolherá a todos junto do Senhor!
Que sempre seja louvado!
São João Baptista, Rogai por nós!
HN

Sem comentários: