sábado, 9 de junho de 2018

A FAMÍLIA DE JESUS!

‘Nasce-se a aprender... e morre-se sem saber!’
Este provérbio popular é algo extraordinário, é a verdade pura, nua... e crua!
Quando olho para trás, para a minha meninice, adolescência, juventude e mesmo princípio de adultez, em que sempre fui pessoa interessada por aprender e conseguia fazê-lo com esforço mas muito bem... em que meus pais, avós e tios me conduziram o melhor que sabiam... e eram realmente sábios... quanto desenvolvimento se foi operando em mim!
Na minha profissão docente... o quanto aprendi para ensinar e ao ensinar... ou melhor dito... a ajudar a aprender!  
A vida, de facto, é uma escola constante que devemos aproveitar sempre, porque as situações propícias à aprendizagem, se estivermos atentos, sucedem-se em todos os segundos.
Hoje penso na Família de Jesus... que me foi apresentada como Maria e José! Mais tarde surgiu a Avó Ana e o Avô Joaquim, Pais de Maria!
Dos Pais de José, ninguém falou, uma vez que Jesus era Filho de Deus de Quem José era apenas Pai Adoptivo!
E quanto a isto... não quero de forma alguma entrar nas construções familiares dos nossos tempos em que se fala de pais biológicos, pais de coração...
O que interessa é que para mim, até há muito poucos anos, a Família de Jesus era a Sagrada Família de Nazaré!
E ainda é... foi ali que Ele nasceu, cresceu, aprendeu... Se fez Homem entre os homens... mas tão cheio de Amor e Sabedoria que ultrapassou todas as barreiras humanas e nos colocou como  que numa vida incompreensível aos nossos olhos e apenas sensível ao nossos corações. É só pensar um pouquinho na parte final do Evangelho deste Domingo:
«Quem é minha Mãe e meus irmãos?». E, olhando para aqueles que estavam à sua volta, disse: «Eis minha Mãe e meus irmãos. Quem fizer a vontade de Deus esse é meu irmão, minha irmã e minha Mãe». 
Que palavras maravilhosas! Que grandeza tão dignificante Jesus dá às pessoas que tentam viver a amar do jeito que Ele amou, ama, e amará eternamente!
Então, o melhor que podemos fazer, é aprender a amar sempre e cada vez mais, porque só o Amor dignifica a vida e faz a vida eterna, porque o Amor verdadeiro não acaba nunca!
É por isso que Jesus diz que a Sua Família é quem faz a vontade de Deus... que é AMOR e só quer de nós... Amor!
«»
"FAZER AUMENTAR O AMOR"
Devemos nos espelhar no amor de uma mãe por seu filho se quisermos aumentar o amor.
Se o filho está doente, ela redobra o amor em dedicação; se o filho se desvia dos bons princípios, ela multiplica seu amor quase ao infinito a fim de resgatá-lo; se percebe que o filho corre algum risco, oferece a sua vida para livrá-lo do mal; a todo instante, ora por ele, cuida dele, sem pedir nada em troca.
Se o amor materno, que é de natureza humana, é capaz de qualquer sacrifício para amar o filho, imaginemos o amor de um Deus que é Pai e Mãe.
Aumentemos o amor até à medida máxima, até o sacrifício do próprio eu, que é dar a vida por amor aos seus amigos.
Abraços
Apolonio
«»
Muito bem, Apolonio!
Se o amor materno, humano, faz tanto a favor dos seus filhos, quanto mais o fará Deus pela Humanidade, homens e mulheres de quem é  Pai/Mãe!
Boa noite... Família de Jesus! E bom Domingo, recheadinho de Amor!
HN

Sem comentários: