sábado, 18 de agosto de 2018

FINALMENTE...


Sim! Finalmente... o meu computador, chegou, do ‘médico’!
Igual... e diferente, porque, curado!
Parece que renasci! Finalmente, posso descrever para aqui tudo quanto me vai no coração... e tudo quanto me agrada e enche o coração saído do coração de quem partilha comigo pedaços de saber e vida!!
Hoje, sábado, um dia especial. Dia de Missa Vespertina... que pude preparar minimamente para dela retirar mais aprendizagem da vida plena de Jesus Cristo que, a todo o custo, quero seguir o melhor que posso e sei.
Há semanas que estamos a meditar no 6º capítulo do Evangelho de São João. Hoje, versículos 51- 58.
Belíssimo! Fala do Corpo de Cristo como nosso alimento!
De facto, Jesus Cristo é o nosso alimento, porque é a Palavra de Deus encarnada feita pão que se medita acolhe e integra na vida, e Corpo de Deus feito Pão que, tomado como alimento do corpo, fortalece enriquece e enche a alma de Amor... que é a verdadeira essência de Deus.
«»
Guigues o Cartuxo (1083-1136) prior da Grande Cartuxa
Meditação 10
O pão da alma é Cristo, «o pão vivo que desceu do céu» (Jo 6,51) e que alimenta os seus, agora pela fé, no mundo futuro pela visão. Pois Cristo habita em ti pela fé e a fé em Cristo é Cristo no teu coração (Ef 3,17). É na medida em que crês em Cristo que O possuis.
E Cristo é, na verdade, um só pão «pois há um único Senhor, uma única fé» (Ef 4,5) para todos os crentes, se bem que uns recebam mais e outros menos do dom dessa mesma fé. [...] Como a verdade é única, uma única fé na verdade única guia e alimenta todos os crentes, e «um mesmo e único Espírito, que distribui a cada um os seus dons conforme entende» (1Cor, 12,11).
Vivemos todos do mesmo pão e cada um de nós recebe a sua porção; no entanto, Cristo é todo para nós, exceto para aqueles que destroem a unidade. [...] Neste dom que recebi, possuo totalmente Cristo e Cristo possui-me totalmente, tal como o membro que pertence a todo o corpo também o possui por inteiro. Assim, esta porção de fé que recebeste é como o pequeno pedaço de pão que está na tua boca. Mas, se não meditares frequente e piedosamente naquilo em que crês, se não o mastigares, por assim dizer, triturando-o e voltando-o com os dentes, isto é, com os sentidos do teu espírito, ele não te franqueará a garganta, ou seja, não chegará até à tua inteligência. Com efeito, como poderias compreender algo em que meditas raramente e com negligência, sobretudo quando se trata de uma coisa ténue e invisível? [...] Que, pela meditação, «a lei do Senhor esteja sempre na tua boca» (Ex 13,9) para que nasça em ti a boa inteligência. Através da boa compreensão, o alimento passa para o teu coração, para que não negligencies aquilo que compreendeste, mas antes o recolhas com amor.
«»
Recolher Cristo com Amor para viver Cristo Amor em todas as nossas palavras e atitudes.
Recolher Cristo com Amor para crescer no Amor de Cristo assimilando as Suas Palavras e imitando os Seus comportamentos.
Recolher Cristo com Amor para partilhar o Cristo Amor com cada irmão e irmã que connosco se cruzar nos caminhos da vida.
Cristo é... de facto... todo Ele... o Pão da Vida... da verdadeira vida... daquela vida que aqui começa e continuará para sempre numa eternidade sem fim!
Bom Domingo
HN

Sem comentários: