quarta-feira, 22 de agosto de 2018

O PIOR... DE TUDO... É O QUE NÃO SE VÊ!


O pior... mas que pior? Algo de mau, já se vê!
Zangas, chatices, aborrecimentos, amuos, desalentos, negativismo, desencorajamento, doenças... e tanto mais que agora não me lembra!
Sim! Todas estas coisas são muito más... pois criam um enorme mal-estar geral, ou seja, em toda a gente presente, que se aperceba da situação ou esteja mesmo por dentro dela.
Mas... se a pessoa está só... se afasta... ou não deixa sair de si mesma nada sobre o que a preocupa, então, o seu mal-estar tornar-se-á mesmo num enorme pesadelo.
Um pesadelo de tal modo agigantado que, se não for mesmo o dedo de Deus na pessoa afetada, o caso poderá tornar-se perigoso.
Não falo de cor, mas por experiência própria.
Tenho tido imensa sorte, pois em momentos mais difíceis a presença de pessoas amigas e confiáveis têm sido para mim maravilhosas âncoras de salvação.
Olham para mim... e até me parece que adivinham o que tenho, e qual é a minha preocupação.
E então, uns dedos de conversa, umas palavras de incentivo, uma presença silenciosa e compreensiva, uma maior ternura no olhar, a meiguice de um sorriso, o saber que alguém está comigo faz toda a diferença.
Olho para trás... e lembro... e relembro!...
Faz tempo... eram discórdias e incompreensões!...  Mas... depois das tão aspiradas concórdias e acarinhamentos... surgem outras situações inesperadas que são ainda piores que todo o longínquo passado.
E só mesmo Deus, a presença carinhosa afetiva e efetiva de Deus e a Caridade dos Homens, que acaba por ser também presença visível e sensível de Deus junto de nós, podem socorrer quem assim se encontra. Eu que o diga!...
«»
"REMEDIAR COM A CARIDADE TODA DISCÓRDIA"
A "engrenagem" dos relacionamentos pode se deteriorar facilmente, assim como acontece com uma engrenagem mecânica sem a devida lubrificação.
O lubrificante por excelência para os relacionamentos é a caridade. Com a caridade todos os atritos são resolvidos, todas as discórdias são remediadas.
A religião cristã tem o perdão como uma das expressões imprescindíveis do amor entre os seus fiéis.
A verdade sem a caridade é somente acusação, com a caridade é ensinamento.
A justiça sem a caridade é somente punição, com a caridade é também misericórdia e recomeço.
Onde está a caridade aí está Deus. E onde está Deus não há discórdia.
Que neste dia possamos atuar o que dizia Francisco de Assis em sua oração:
"Onde houver ódio que eu leve o perdão, onde houver discórdia que eu leve a união."
Abraços
Apolonio
«»
Quantos ensinamentos tem esta pequena meditação!
A Caridade não só acaba com a discórdia como promove e intensifica o Amor e a União, a preocupação pelo bem-estar e felicidade de toda a gente.
Fico muito triste quando oiço dizer que o mundo está muito mau!
Ai não está, não! Penso que o mundo está bom como nunca esteve. Claro que há muitos maus comportamentos no mundo, há muitas más atitudes, há muitos furtos, homicídios... e sei lá que mais... mas olhando à imensidão da vida humana, ao número imenso de pessoas que existem sobre a terra... os chamados maus são muito poucos, muito poucos mesmo!
São muito falados pela Comunicação Social e parecem desmedidos porque o mal faz muito barulho para parecer grande... enquanto que o bem é muito silencioso, tão silencioso que passa despercebido, sente-se, mas raramente se vê!
Sim, não devemos ter a pretensão de fazer o bem para dar nas vistas, para nos chamarem de bonzinhos, pois isso seria o farisaísmo que Jesus Cristo tanto criticou; mas devemos fazer o bem por Amor, para espalhar a Caridade do Senhor por quem connosco convive!
E quando virmos alguém esquisito no olhar, no caminhar, no falar... cuidado... não critiquemos... porque o pior de tudo é o que se não vê... e não sabemos o que se passa com essa pessoa.
Se nos for possível... um gesto... uma palavra... um olá... um sorriso... uma oração... uma oração é sinal de muito Amor!
Se o pior de tudo é o que se não vê... o melhor de tudo, o Amor dedicação oração... muitas vezes... quase nunca... são bem visíveis!
Boa noite... Amando!
HN

Sem comentários: