sexta-feira, 31 de agosto de 2018

VÁRIAS... LÍNGUAS!



Isto de falar ‘várias’ línguas... como não sou poliglota... sempre me fez uma enorme confusão!
Aos poucos fui compreendendo... algumas coisas que só mesmo a Fé pode explicar... mas sempre à espera de uma resposta mais convincente!
Um destes dias, imaginem o que me chegou de um dos sermões do Franciscano Santo António de Lisboa:
«»
Aquele que está cheio do Espírito Santo fala várias línguas (At 2,4). Estas diversas línguas são os diversos testemunhos prestados a Cristo, como a humildade, a paciência e a obediência. Falamos essas línguas quando, ao praticá-los, os mostramos aos outros. A palavra está viva quando as ações falam. Peço-vos que as vossas palavras se calem e que sejam as vossas ações a falar. Estamos cheios de palavras mas vazios de ações; por causa disso, o Senhor amaldiçoa-nos, tal como amaldiçoou a figueira onde não encontrou frutos mas apenas folhas (Mc 11,13s). «A lei», diz São Gregório, «foi apresentada ao pregador para que ele pratique aquilo que prega ». Perde o seu tempo a divulgar o conhecimento da lei aquele que destrói o que ensina com os sues atos.
Mas os apóstolos falavam segundo o dom do Espírito. Feliz aquele que fala segundo o dom do Espírito e não segundo o seu próprio sentimento. [...] Falemos, pois, segundo o que o Espírito Santo nos permita dizer. Peçamos-Lhe, humilde e piedosamente, que derrame em nós a sua graça.
«»
Falar várias línguas! Praticar boas ações! Acariciar, compreender, escutar, ser presente, abraçar, beijar, repartir ou partilhar, ajudar... tantas coisas maravilhosas podemos fazer... e há tantas belezas que fazemos... sem sequer saber muito bem como!...
Fazemos... e pronto! Quando nos damos conta, estão feitas... e só então acabamos por compreender a razão do nosso trabalho!...
Podemos não ter forças, disponibilidade de jeito, saber ou tempo, mas se fizermos, com muito amor e dedicação, o que podermos, Alguém, que nunca nos desampara, acabará por fazer o resto!
E então... maravilhados com o sucesso, de coração deveras agradecido, sai-nos da boca um delicioso... Obrigada, Senhor! Muito, muito obrigada! Muito obrigada Grande Amor da minha Vida!
Muito boa noite... para um ótimo final de semana!
HN

Sem comentários: