sexta-feira, 24 de agosto de 2018

O TESTEMUNHO... AJUDA!


Sim! O testemunho ajuda, mas só ajuda!
É muito importante na nossa vida, mas, só ajuda! Ajuda a procurar algo que nos leve a um encontro bem mais importante, a experiência de um encontro pessoal, profundo, íntimo com Jesus Cristo, com Deus!... Um encontro profundo, íntimo, que nos toque lá bem no fundo do coração, no lugar onde Ele habita, onde Ele já mora mesmo sem disso nos apercebermos.
Eu não duvido da presença de Deus em toda a minha vida, desde sempre,  sempre, mas só o compreendi... e vou compreendendo, há bem pouco tempo!
Quando se diz que Deus está à porta e bate...Deus não está à porta... está dentro, bem dentro de nós, à espera que O descubramos e comecemos a relacionar-nos com Ele... não com orações decoradas  e em momentos especiais, mas nesses momentos bem especiais... e em todos os outros momentos, pois todos os momentos, para Deus, são especiais.
Acredito plenamente que Deus, presente no coração do Homem, Se deixe descobrir por cada homem no momento mais conveniente à descoberta.
Às vezes apetece-me partilhar as maravilhas que tem feito comigo, o quanto tenho crescido como pessoa e como cristã depois que tive a enormíssima graça de experienciar a Sua presença na minha vida  e a Sua infinita Misericórdia e o Seu infinito Amor. Mas... além de não haver palavras certas... chamar-me-iam de louca!
Hoje, dia de São Bartolomeu, nas Leituras Bíblicas e sua explicação numa Homilia aprendi muito.
E Evangelizo trouxe-me este texto:
«»
São Pedro Damião (1007-1072)
eremita, bispo, doutor da Igreja
Sermão 42, 2.º para a festa de São Bartolomeu; PL 144, 726
A glória de todos os apóstolos é de tal modo indissociável e está unida por tantas graças que, quando se celebra a festa de um deles, é a grandeza comum a todos que é trazida à atenção da nossa visão interior. Com efeito, eles partilham a mesma autoridade de juízes supremos, o mesmo grau de dignidade, e possuem o mesmo poder de ligar e de absolver (Mt 19,28; 18,18). Eles são as pérolas preciosas que São João diz ter contemplado no Apocalipse e com as quais são feitas as portas da Jerusalém celeste (Ap 21,21.14). […] Com efeito, quando, através de sinais ou de milagres, irradiam a luz divina, os apóstolos abrem o acesso à glória celeste de Jerusalém aos povos convertidos à fé cristã. […]
É também deles que o profeta diz: «Quem são estes que voam como nuvens?» (Is 60,8). […]  Deus eleva o espírito dos seus pregadores à contemplação das verdades do alto, […] de modo que eles possam espalhar com abundância a chuva da palavra de Deus no nosso coração. Assim, eles bebem a água na nascente para depois no-la darem a beber. São Bartolomeu bebeu plenamente dessa fonte quando o Espírito Santo desceu sobre ele, tal como sobre os outros apóstolos, sob a forma de línguas de fogo (At 2,3).
Mas ouves falar de fogo e talvez não vejas a relação com a água. Escuta como o Senhor chama água a esse Espirito Santo que desceu como um fogo sobre os apóstolos. «Se alguém tem sede, venha a Mim e beba», e acrescenta: «Do seio daquele que crê em Mim, como diz a Escritura, correrão rios de água viva»; e o evangelista explica: referia-Se «ao Espírito que iam receber os que n'Ele acreditassem» (Jo 7,37-39). Também o salmista diz dos crentes: «Podem saciar-se da abundância da tua casa; Tu os inebrias na torrente das tuas delícias. Em Ti está a fonte da vida» (Sl 36,9-10).
«»
Espírito Santo de Deus, relação amorosa entre o Pai e o Filho... e entre Deus e o Homem, Espírito Santo de Deus que nos toca tão forte e intimamente a todos.
Fonte da Vida... Luz infinda... Fogo que aquece e ilumina... Fogo e Água que consegue ir acabando, aos pouquinhos, com o mal que existe em nós para nos encher de Amor e Bondade, de Consolação e Alegria, ainda que com os olhos cheios de água.
A compreensão e aceitação de quem nos rodeia, a vontade de que todos sejam felizes mesmo os que, porventura, nos tenham magoado!
A Esperança que nos segura de pé no meio das amarguras, pois temos a certeza de que nunca estamos sós.
Amigos e Amigas, o Exemplo arrasta e ajuda a dar os primeiros passos, mas o ENCONTRO PESSOAL E ÍNTIMO é imprescindível para crescermos como a todos convém, unidos a Deus e aos irmãos.
Bom fim de semana, muito feliz, com o Senhor!
HN

Sem comentários: