quarta-feira, 1 de agosto de 2018

O PAPA FRANCISCO E A MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES E PEIXES!

Sem alimentação ninguém pode sobreviver, razão porque temos de prestar muito mais atenção a certas necessidades das pessoas, e esta, a fome, é uma das necessidades mais importantes.
Cada vez gosto mais das atitudes e palavras do Papa Francisco.
Vejamos o que disse no passado Domingo acerca do Evangelho do dia, ‘multiplicação de pães e peixes’ antes da recitação do Angelus:
«»
“As pessoas têm fome e Jesus envolve seus discípulos para que essa fome seja saciada. Este é o fato concreto. Para as multidões, Jesus ofereceu a sua Palavra, a sua consolação, a sua salvação e finalmente a sua vida, mas certamente fez também isso: cuidou da comida para o corpo. E nós, seus discípulos, não podemos fazer de conta que não sabemos de nada. Só ouvindo as demandas mais simples das pessoas e colocando-nos do lado das suas situações existenciais concretas é que poderemos ser escutados quando falarmos de valores mais elevados”.
“O amor de Deus pela humanidade faminta de pão, de liberdade, de justiça, de paz e, acima de tudo, da sua graça divina, nunca falha. Não podemos permanecer como espectadores distantes e tranquilos diante do grito de fome, de todos os tipos de fome, de tantos irmãos e irmãs em todas as partes do mundo”.
“Recolham os pedaços que sobraram, para que nada seja perdido”.
“Penso nas pessoas que têm fome e em quanta comida que sobra e jogamos fora… Cada um de nós pense: a comida que sobra no almoço, no jantar, para onde vai? Na minha casa, o que se faz com a comida que sobra? É jogada fora? Não. Se você tem este costume, eu dou um conselho: fale com os seus avós e pergunte a eles o que faziam com a comida que sobrava. Nunca jogar fora a comida que sobra! Reutilizem ou deem a quem possa comê-la, a quem tem necessidade. Nunca joguem fora a comida que sobra. Este é um conselho e também um exame de consciência: o que se faz em casa com a comida que sobra?”
“Rezemos à Virgem Maria para que prevaleçam no mundo os programas dedicados ao desenvolvimento, à alimentação, à solidariedade, e não os programas dedicados ao ódio, aos armamentos e à guerra”.
(Retirado de Aleteia)
«»
Fome! Acabar com fome! Com que fome?
Há um sem número de fomes a saciar!
Multiplicar pães e peixes teve por fim matar a fome física!
Já temos muitas organizações a tentar acabar com a fome física das pessoas!
Eu própria faço parte de uma dessas organizações!
Se há situações sem solução à vista... quanta dificuldade existe para repartir bem os géneros conseguidos para ajudar!...
Quantas famílias necessitadas... que a única coisa que lhes falta é saber organizar bem o tempo, o dinheiro, o lazer, de uma maneira geral, toda a vida!
E perante isto... que pode fazer uma pessoa singular, ou pessoas singulares, sem serem Assistentes Sociais ou terem qualquer formação ou autoridade que se possa sobrepor às descompensações encontradas?!...
Sinceramente... não sei! Não sei o que se poderá fazer pois o simples aconselhar não dá em nada!
A fome física nunca poderá existir numa pessoa saudável e minimamente integrada na família e na sociedade.
Família bem formada... sociedade bem formada... que ponha o seu projeto de vida  no trabalho, atenção, cuidado, aceitação, partilha, interesse, fraternidade... o Amor que Jesus nos ensinou e que faz de todos os homens irmãos entre si!
Será que é assim que estamos a viver?
Será que é assim que queremos viver?
Será que o saber das dificuldades de quem quer que seja nos leva a tentar ajudar seja de que maneira for?
“Nem só de pão vive o homem... mas de toda a palavra que sai da boca de Deus!”
Quem tenta a todo o custo viver em Deus, de Deus e com Deus, nunca passará ao lado de quem necessita sem lançar a mão do que quer que seja para ajudar, para minimizar as dificuldades da vida, sejam elas quais forem!
Que Deus nos ajude com o dom da Sabedoria, Inteligência, Fortaleza, Entendimento, Caridade, Doação...
Que sempre sejas louvado, Senhor!
HN

Sem comentários: