terça-feira, 22 de setembro de 2020

O CHAMAMENTO DE SÃO MATEUS

 

São Mateus, cuja festa foi celebrada ontem, foi um grande Apóstolo e maravilhoso Evangelista, que dirigiu os seus escritos evangélicos para as pessoas da Judeia que conhecia muito bem.

Sempre gostei imenso do Evangelho que escreveu, pois sempre o percebi minimamente. Agora, vejamos o que nos diz Dom Orione:

«»

“O olhar de Deus é orvalho que fortifica,

é raio luminoso que fecunda e vivifica”

Diante do chamado de Jesus, Mateus olhou para trás, procurando a pessoa que ele estava chamando. Vendo que não havia mais ninguém, ele se deu conta que o chamado se dirigia a ele. Mas como – pensou ele – logo eu, que sou considerado um pecador público? As autoridades judaicas me olham com desprezo e ele me chama para ser seu discípulo?

E naquele momento, Mateus se sentiu olhado com misericórdia, um olhar amoroso que, pela primeira vez em sua vida não o julgou, mas acreditou nele e lhe confiou uma missão.

É assim o olhar de Deus para conosco. Ele nos encontra onde nós estamos, com nossos dramas e sonhos, muitas vezes enredados nas teias do pecado. Mas para Deus não importa. Ele nos ama como filhos e nos chama. Se tivermos a coragem de dizer “sim” como Mateus, teremos a alegria de saborear o banquete da misericórdia que ele preparou para nós.  

«»

É isto mesmo, Jesus não nos olha como nós nos olhamos nem como o mundo nos vê, Ele conhece-nos interiormente melhor do que nós mesmos, aceita-nos como somos e chama-nos a Ele em qualquer situação ou idade que tenhamos.

Vivamos como vivermos, Jesus/Deus ama-nos sempre e deseja-nos tudo de melhor, nunca nos abandona.

Que O saibamos ouvir, compreender, seguir, amar… amando-O e aos irmãos que nos ofertou, incondicionalmente.

Que sempre seja louvado!

Hermínia Nadais

Sem comentários: