sexta-feira, 18 de setembro de 2020

TANTO QUE A VIDA ENSINA!...

 

Sim! A vida ensina sempre, tantas e tão variadas coisas, é só tentarmos ser o suficiente alegres positivos e prestarmos-lhe um pouquinho de atenção!

Os acontecimentos podem não correr como os desejamos, podem ser grandes ou pequenos, mas o AMOR verdadeiro andando à solta nada mais faz do que animar, fazer sorrir, ensinar!

Resta-nos estar prontinhos para aprender!

Há mais de meio ano que o mundo anda às voltinhas e por mais esforço que haja nunca mais será o mesmo.

Esta pandemia veio mudar tudo!

Como creio firmemente em Deus, algo irá ficar melhor porque Ele sabe tirar dos maiores disparates as coisas mais úteis e belas, é só pensar um pouquinho o que aconteceu com o Muito Querido Jesus e com tantos Santos e Santas cujas vidas conhecemos e nos dão o maior alento para continuar na nossa mais ou menos íngreme subida!

Neste momento exato, tempo exato, estamos a dar o maior valor às tecnologias, internet, telefones, televisões, facebooks, messengers, sei lá que mais. Conscientes, mais que conscientes de que sós nunca chegaremos a lado nenhum, tudo quanto nos ajudar a encontrar-nos mesmo à distância é utilíssimo para podermos partilhar saberes e vida e crescermos juntos para nós mesmos, para Deus e para o mundo!

O tempo de confinamento total devido à pandemia levou a uma maior consideração e vivência familiar, pois os membros da família tinham mesmo de estar juntos e a aprendizagem foi muita, pode não se ver a olho nu, mas sente-se profundamente. Com as igrejas fechadas os meios de comunicação social, ao trazer as Eucaristias aos nossos lares foram fazendo de nossas casas pequeninas Igrejas Domésticas, que segundo creio, as que o foram nunca mais vão deixar de o ser.

«»

A família é o lugar onde o amor ao próximo pode ser vivido de maneira intensa e constante, pois são pessoas a quem estaremos sempre ligados.

A estratégia de reconhecer a presença de Jesus em cada pessoa vale também com nossos familiares. Não basta o afeto e o laço familiar, temos de ir além e amá-los por Deus. Posso garantir que se sentirão muito mais amados do que se fossem amados apenas por motivação afetiva.

Todos na família merecem a nossa atenção, mas, de modo especial, os idosos, as crianças, os enfermos.

Às vezes, gosto de imaginar como era a vida da família de Nazaré e qual era a atitude de Jesus com relação a Maria, a José, a seus parentes. Certamente era uma atitude de serviço, de atenção nos detalhes, sem perder uma ocasião sequer para demonstrar seu amor.

Mesmo depois que iniciou sua vida pública de evangelização, não lhes deixou faltar a sua atenção.

Jesus é o meu modelo de atenção à família. Seguindo seu exemplo, estarei sempre atento às necessidades de cada um. Abraços Apolonio

«»

Trouxe aqui estas palavras de Apolonio pois acho-as muito importantes para refazermos a Igreja Doméstica que é a família.

Querida por Deus, é por Ele amparada, assim Lhe demos espaço dando tempo à oração, meditação, a ouvir uns aos outros, a interessarmo-nos a sério por todos os problemas por que a família possa passar!

Não sei o que a Vida me sugerirá, mas espero, enquanto a cabeça me ajudar, continuar a aprender, sempre, até morrer!

Boa noite e ótimo fim de semana!

Hermínia Nadais

Sem comentários: