sábado, 27 de fevereiro de 2021

QUANDO O TEMPO PEDE… HÁ QUE DAR!

 

Parece asneira isto que escrevi, mas se o tempo pede sempre muitas coisas, pois a nossa vida desenrola-se no tempo, falando-se em Tempo Quaresmal o caso muda de figura!

A Quaresma é um tempo de preparação para a Morte e Ressurreição de Jesus! Traz-nos muitas Leituras Bíblicas escolhidas a dedo, para nos levarem a mudar de vida!

Bem, a vida é sempre a mesma, devemos é aprender a usá-la e vivê-la de outra forma, mais voltada para a humildade, doação, atenção ao outro ouvindo-o melhor, sendo mais carinhoso e acolhedor, ou seja, viver no Amor, como Deus nos pede e pelo que Jesus nasceu, viveu, morreu, ressuscitou e continua entre nós escondido em todos os Sacrários da Terra à espera que O visitemos ou lhe mandemos um ‘telefonemazinho’ de vez em quando!

Cristãos, feitos filhos de Deus e irmãos de Jesus, somos chamados a ter muita Fé, Esperança e Caridade ou Amor!

Fé, porque temos de acreditar no que não vemos… e às vezes nem sentimos, há momentos de tudo; Esperança porque Jesus sofreu por nós e nos prometeu o perdão dos pecados e a salvação; a Caridade porque, sem Caridade ou Amor, não somos capazes de fazer nada disto. E nunca seremos capazes sozinhos, mas com Deus/Jesus/Espírito Santo que nunca nos desampara!

E a Mãe Maria, Nossa Senhora, e São José. Tantas coisas já aprendi sobre São José, em Tão pouco tempo!

Que a Caridade esteja sempre presente nas nossas atitudes!

“”Beato Columba Marmion (1858-1923) abade  «A sociedade cenobítica»

 Ai daquele que estorva o espírito da caridade!

 Pode acontecer [...] que uma pessoa «excomungue» os próprios irmãos. Como? Faltando à caridade; excluindo alguém, senão do coração, pelo menos da irradiação da sua caridade efetiva. Também se pode «excomungar» alguém do coração dos outros, suscitando a desconfiança entre as pessoas. Trata-se de um pecado tão contrário ao espírito cristão que devemos estar especialmente alerta em relação a ele, agindo nesse particular com a maior delicadeza.

 A sociedade cenobítica é una e o cimento que liga os diferentes membros uns aos outros é a caridade. Quando esta começa a diminuir, a vida divina também tende a baixar no corpo social. Com efeito, qual é o sinal distintivo pelo qual reconhecemos de maneira infalível os membros da sociedade cristã, sinal que foi dado pelo próprio Cristo? É o amor mútuo (cf Jo 13,35). O mesmo se aplica à sociedade monástica e o verdadeiro sinal da proteção de Cristo Jesus a uma comunidade religiosa é a caridade que reina entre os seus membros. Ai daqueles que estorvam, seja de que maneira for, este espírito de caridade, pois, rasgando a veste da Esposa, arrancam da própria alma o sinal cristão por excelência.

 Cristo é uno; e Ele disse-nos que o que fizermos ao mais pequeno dos nossos irmãos - dos seus irmãos -, bem ou mal, é a Ele que o fazemos (cf Mt 25,40.45).””

 A Caridade leva-nos a pensar, perdoar, compreender, ajudar os outros, mas às vezes também temos de ser caridosos e compreensivos connosco mesmos! Queremos fazer muitas coisas, e muitas vezes não conseguimos.

Nesse caso, de nada vale irritar-se connosco, com os nossos comportamentos, mas aceitar-nos como somos e entregar-nos mais fortemente a Deus para que nos ajude nas nossas fraquezas, que são tantas!

A noite começa a adiantar-se, quero ir dormir!

Uma boa semana para toda a gente, pensando que estamos na Quaresma, e quando o tempo pede… há que dar!

Mais dedicação e Amor!

Hermínia Nadais

Sem comentários: