sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

ONDE PROCURAR O SENHOR???

 

Onde procurar o Senhor é o que todos teremos de aprender. Vamos à Igreja, às Catequeses, lemos as Escrituras, vamos aos Encontros Bíblicos e outros de Movimentos ligados à Igreja, Eucaristias, Adorações Eucarísticas e outras orações comunitárias. Tudo é muito importante!

E mesmo batizados e ligados aos Sacramentos que são os sinais do Senhor junto de nós, são os Sacramentos que nos sustentam a vida com Deus, afinal, onde está, realmente Deus e nem sequer o pensamos?

Deus, está dentro de nós! Ou presente visivelmente nas nossas atitudes de doação, entrega, ajuda, compreensão, atenção, partilha, Amor para com toda a gente… ou escondido debaixo dos nossos maus comportamentos, ódios, covardias, egoísmos, egocentrismos, sei lá que mais… à espera que uma brechazinha Lhe seja aberta para Ele poder começar a trabalhar o interior da pessoa para que consiga encontrar-se com Ele a sério e ser, realmente, mais feliz.

Foram precisos muitos anos, muitos estudos, muitas vivências para eu chegar a esta conclusão, que sei está correta, se não, vejamos:

“”Concílio Orígenes (c. 185-253) presbítero, teólogo

Homilias sobre o Génesis, n.º 13, 3-4 ; PG 12,233

«Vós procurais a verdade no íntimo dos seres» (Sl 50,8)

Cristo ensinou-nos a não procurar a Deus num lugar determinado, fazendo-nos ver que «se oferecem sacrifícios ao seu nome em todos os pontos da Terra» (Mal 1,11). Com efeito, agora é o tempo em que os verdadeiros adoradores não adoram o Pai em Jerusalém, nem no monte Garizim, mas em espírito e verdade (cf Jo 4,21-24). Assim, pois, Deus não habita num local específico da Terra, mas no coração do homem. Quereis saber onde está Deus? Está num coração puro; é aí que Ele faz a sua morada, conforme disse por meio do profeta: «Habitarei e andarei no meio deles, eles serão o meu povo e Eu serei o seu Deus» (Lev 26,12).

Reparai bem que na nossa alma existe como que um poço de água viva; há nela um certo sentido celeste, uma imagem de Deus. [...] Aí está Ele, o Verbo de Deus; a sua operação consiste em afastar a areia de cada alma para tornar essa fonte visível. E essa fonte não vem de fora, mas está em vós, porque «o Reino de Deus está dentro de vós» (Lc 17,21).

Não foi na rua, mas em sua casa, que a mulher encontrou a dracma que tinha perdido: acendeu a lamparina e varreu a casa (cf Lc 15,8) da sujidade e do lixo que se tinha acumulado por sua negligência, e foi então que encontrou a moeda. Da mesma maneira, se acenderdes a vossa lamparina, se vos deixardes iluminar pelo Espírito Santo, se virdes a luz na sua luz (cf Sl 36,10), encontrareis a moeda em vós. Pois é em vós que se encontra a imagem do Rei celeste.

Vaticano II””

Tudo quanto disse está neste texto do Concílio vaticano II, dito de outra forma, mais sábia do que a minha.

Estamos a chegar à Quaresma, um tempo forte de aprendizagem e busca do Senhor.

Este tempo de pandemia tem dado muitas oportunidades aos cristãos de meditar mais nos textos bíblicos, e ter mais atenção às orações e encontros que nos vão chegando via online… oxalá que quando tudo isto acabe as igrejas se encham de fiéis, pois foi para isso que foram construídas, para nelas nos encontrarmos  com o Senhor e com os irmãos, no Senhor!

Senhor! Tem compaixão de toda a gente, mas principalmente do povo que ainda não Te conhece bem!

Que sempre sejas louvado!

Hermínia Nadais

Sem comentários: