domingo, 28 de fevereiro de 2021

SUBIR À MONTANHA!

 

O Evangelho de hoje diz-nos que Jesus subiu à montanha, não sozinho, mas com três Apóstolos para Ele especiais: Pedro, o primeiro chefe da Igreja; Tiago, o que viria a ser o primeiro Bispo e João, o discípulo amado, que iria cuidar de Nossa Senhora depois da morte física de Jesus!

Foi na montanha que Jesus Se se mostrou tal qual era e se encontrou com Moisés e Elias!

Foi tão bom

 aquele momento que os Apóstolos queriam ficar para sempre ali, mas não! Toda a beleza encantadora desapareceu, ficando Jesus com os Apóstolos pedindo que não falassem a ninguém no que viram.

“”Santo Ambrósio (c. 340-397) bispo de Milão, doutor da Igreja

Comentário sobre o Evangelho de Lucas, VII, 9ss.

«Transfigurou-Se diante deles. As suas vestes tornaram-se resplandecentes»

Foram três os escolhidos para subir à montanha, e dois para aparecer com o Senhor. [...] Sobe Pedro, que recebeu as chaves do Reino dos Céus, sobe João, a quem será confiada a Mãe de Jesus, e sobe Tiago, que será o primeiro a ascender à dignidade de bispo. Em seguida, aparecem Moisés e Elias, a lei e a profecia, com o Verbo. [...] Subamos também nós à montanha, imploremos ao Verbo de Deus que nos apareça em todo o seu esplendor e em toda a sua beleza, que seja forte, que avance pleno de majestade e que reine. [...]

Pois, se não ascenderes a um saber mais elevado, a Sabedoria não te aparecerá, nem te aparecerá o conhecimento dos mistérios. Não conhecerás o esplendor e a beleza que estão contidos no Verbo de Deus; pelo contrário, o Verbo de Deus aparecer-te-á num corpo «sem figura nem beleza» (Is 53,2). Aparecer-te-á como um homem abatido, capaz de sofrer as nossas enfermidades (v. 5); aparecer-te-á como uma palavra nascida do homem, tapada pelo véu da letra, que não resplandece com a força do Espírito (2Cor 3,6-17). [...]

No alto da montanha, as suas vestes são diferentes do que eram lá em baixo. As vestes do Verbo são talvez as palavras das Escrituras, vestindo por assim dizer o pensamento divino; e, assim como apareceu a Pedro, a Tiago e a João com um aspeto diferente, com vestes resplandecentes de brancura, assim também aos olhos do teu espírito se ilumina já o sentido das Escrituras. As palavras divinas tornam-se como que uma neve, as vestes do Verbo «de tal brancura que nenhum lavadeiro sobre a Terra as poderia assim branquear». [...]

«Veio então uma nuvem que os cobriu com a sua sombra», que é a sombra do Espírito divino, que não tapa o coração dos homens, antes revela aquilo que está oculto. [...] Bem vês que, não só para os principiantes, mas também para os perfeitos, e até para os habitantes do Céu, a lei perfeita consiste em conhecer o Filho de Deus.””

Subir à montanha! Subir ao alto! A montanha a subir pode ser, a Quaresma que estamos a viver! Subir à montanha pode ser a participação num encontro com Catequistas, Leitores, Cantores; participar num Cursilho, num Retiro Espiritual, numa Adoração Eucarística, numa Eucaristia, numa oração coletiva, numa pregação específica, numa confissão, num encontro de Direção Espiritual… em algo em que possamos estar mais intimamente ligados ao Senhor com vontade de aprender algo de novo ou de mudar algum comportamento que saibamos não ser coerente com uma vida cristã autêntica.

Jesus não ficou na montanha, desceu com os Apóstolos.

Nós, também não podemos ficar nas nossas montanhas, mas descer para o nosso meio ambiente e colocar em prática as aprendizagens obtidas ou as mudanças a fazer.  Mas… cuidado!

Tentar mudar é estar preparado para cair e voltar a cair muitas vezes… sem nunca desanimar, pois precisamos de muita coragem para emendar os nossos erros.

O tempo é propício! E isto da pandemia, com todos os seus confinamentos, pode ajudar muito.

A mim ajudou, e espero que continue a ajudar!

Que o Espírito Santo nos fortaleça e oriente.

Hermínia Nadais

Sem comentários: