terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

SER PRESENTE, ANTES DE MAIS, A NÓS MESMOS!...

  

Devemos ser presentes, antes de mais, a nós mesmos.

Esta forma de falar pode parecer egoísmo ou egocentrismo, mas não, há coisas que se passam connosco e que nem sequer damos conta, a acabamos por ver defeitos nas outras pessoas sem sequer nos termos apercebido que os temos e bem maiores.

Por alguma razão Jesus nos aconselha a não criticar ninguém, ou então, a olhar-nos profundamente de modo a ver-nos interiormente o melhor que podermos para não dizermos o que não devemos.

E se tivermos de criticar algo ou alguém, Jesus também o fazia, mas de um modo verdadeiro que levasse a corrigir e não magoasse demais a pessoa.

Quando se diz que Jesus curava todas as doenças, Ele curava, mas as maiores das nossas doenças não são visíveis com os olhos, somente com o coração que Ele conhece melhor do que nós mesmos. Antes e acima de tudo, era essas doenças que Ele curava. Por isso devemos pedir-Lhe muitas vezes que nos ajude a descobrir os nossos defeitos invisíveis e que o coração ainda não sente porque não se apercebeu que são defeitos.

A caminhada da vida só termina com a morte física. Por isso mesmo, temos sempre muito que corrigir. Sempre.

“”São Gregório Magno (c. 540-604) papa, doutor da Igreja

Comentário ao salmo 50; PL 75,581

«E todos os que O tocavam ficavam curados»

Coloquemos perante o nosso olhar interior um ferido grave, prestes a exalar o último suspiro. […] A ferida da alma é o pecado, ao qual as Escrituras se referem nestes termos: «Tudo são feridas, contusões, chagas vivas, não curadas, nem ligadas, nem suavizadas com óleo» (Is 1,6). Tu, que estás ferido, coloca-te diante do Médico que tens dentro de ti e mostra-Lhe as chagas dos teus pecados. Que Ele ouça os gemidos do teu coração, Ele que conhece os pensamentos mais secretos; que as tuas lágrimas O comovam. Vai a ponto de seres um pouco impertinente na tua súplica (cf Lc 11,8): do fundo do teu coração, envia-Lhe sem cessar suspiros profundos.

Que a tua dor chegue até Ele, para que também a ti te diga: «O Senhor perdoou-te o teu pecado» (2Sam 12,13). Grita com David: «Tende piedade de mim, Senhor […], pela vossa grande misericórdia» (Sl 50,3), que é como quem diz: «Corro grande perigo por causa deste meu ferimento, que nenhum médico pode curar, a não ser o Médico todo-poderoso», para o qual nada é incurável; pois Ele cura gratuitamente, e devolve a saúde com uma palavra. Eu desesperaria do meu mal se não confiasse no Omnipotente.””

Este texto é maravilhosíssimo, pois ensina-nos a viver como devemos perante o Médico da Alma,  o nosso querido Jesus.

Temos de ser sempre muito calmos, porque confiantes no Senhor que sempre nos ama e nos perdoa.

Que sempre seja muito querido, amado e louvado por toda a gente, pois ama a todos de igual forma, tendo mais cuidados com os maiores pecadores, pois quer que toda a gente seja muito feliz na vida que se segue a esta e se chama eternidade.

Louvado sejas meu Senhor, Louvado sejas para todo o sempre e por toda a gente!

Hermínia Nadais

Sem comentários: