sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

QUANDO DEUS FALA…

 


Sabemos e sentimos que há vezes em que Deus nos vai falando ao mais profundo do coração. E muitas vezes, pela forma como o que vamos fazendo vai decorrendo, conseguimos verificar que, de facto, não é isso que Deus quer que façamos, e perguntamos o que quer e tudo aparece.

Isto pode parecer mentira, mas é a mais pura das verdades.

Levou muito tempo a interiorizar estes acontecimentos, mas, com Deus, cheguei lá. O que me leva a estar em constante atenção a tudo o que faço e à forma como decorre, porque Deus, está connosco em tudo, mesmo nas coisas mais pequeninas e simples. E se não está…

“”Santa Catarina de Sena (1347-1380)

terceira dominicana, doutora da Igreja, copadroeira da Europa

Apêndice, cap. X, n.º 107

Bate à porta do meu Filho com um desejo santo!

[Santa Catarina ouviu Deus dizer-lhe:] Podes estar certa de que não desprezo o desejo dos meus servos. Dou ao que Me pede e convido-vos a todos a pedir-Me. Na verdade, desagradais-Me muito quando não bateis à porta da Sabedoria do meu Filho Único, seguindo a sua doutrina. Pois seguir a sua doutrina é o mesmo que bater à porta, chamando por Mim, Pai eterno, com a voz de um desejo santo, por meio de súplicas humildes e continuadas. E sou Eu, o Pai, quem vos dá o pão da graça, abrindo-vos a porta da doce Verdade.

Por vezes, para pôr à prova os vossos desejos e a vossa perseverança, finjo não vos ouvir, mas ouço-vos muito bem, e concedo ao vosso espírito aquilo de que tem precisão. Sou Eu quem vos dá a fome e a sede que vos faz clamar por Mim, porque quero pôr à prova a vossa constância, para corresponder aos vossos desejos, quando são ordenados e orientados para Mim. A minha Verdade convida-vos a clamar desse modo quando diz: «Pedi e dar-se-vos-á, procurai e encontrareis, batei à porta e abrir-se-vos-á».

E também Eu te digo: não quero que permitas que o teu desejo enfraqueça nem que deixes de implorar o meu socorro! Que a tua voz não cesse de chegar a Mim! Clama, clama por Mim, para que Eu tenha misericórdia do mundo! Bate sem interrupção à porta da minha Verdade, que é o meu Filho.””

Esta confidência de Santa Catarina de Sena… diz-nos tanto!... Abre-nos os olhos do coração para estarmos mais atentos ao que o Deus quer, ao imensíssimo Amor que consagra a Jesus, e a alegria que Lhe damos quando seguimos o melhor que pudermos os passos do Seu Jesus muito querido!

Precisamos de ensinar às crianças e jovens que a vida é uma caminhada em que aprendemos em todos os seus segundos, e o que hoje nos parece uma grande confusão e até engano, passados uns anos acabamos por verificar que é a mais pura das verdades.

Se a vida é uma caminhada, uma caminhada faz-se caminhando muitas vezes sem saber por onde, mas que nos mostra muitas coisas lindas e nos faz apreender inúmeras aprendizagens!

O tempo é propício, estejamos atentos, porque nada como a Quaresma para nos encontrarmos bem profundamente com Jesus que é o que Deus mais deseja de todos nós.

Façamos-Lhe a vontade!

Que sempre seja louvado!

Hermínia Nadais

Sem comentários: