terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

HOJE É UM DIA MUITO ESPECIAL

 


Especialíssimo! É o dia da Apresentação de Jesus no Templo e Purificação de Nossa Senhora, a que se junta o Dia Mundial dos Consagrados!

Tanto que pensar! Tanto que meditar! Tanto que partilhar! Tanto que aprender e meter na vida de cada um ou uma de nós!

Como qualquer primeira criança do sexo masculino de um casal, Jesus, passados 40 dias do Seu nascimento, foi apresentado no templo por Seus Pais Maria e José, Pais terrenos, que apresentam ao Pai celeste o Seu próprio Filho que lhes fora confiado, seguindo todas as atitudes que a lei indicava. Um modelo de humildade inimitável, imenso.

Mas o Espírito Santo, união e Amor entre o Pai e o Filho Jesus, inspirara Simeão e Ana a se intrometerem na apresentação, para declarar Jesus Filho de Deus e Redentor dos Homens e alertar Maria para as inúmeras aflições e amarguras por que iria passar, o que Maria aceitou em Seu coração como sempre fazia, sem nada dizer. Um incomensurável ato de fé!

José nem sequer é falado, pois não era o Pai verdadeiro de Jesus, mas o Pai que Deus escolheu para Ele, homem de enorme perfeição como marido de Maria, que no fundo era esposa de Deus e não sua… onde estará um homem capaz de tudo isso, um homem que é apresentado em muitas gravuras com o lírio da pureza que ostentava… casado… e solteiro junto da esposa…  e Pai de Jesus, que O educou com todos os predicados que nenhum outro homem seria capaz de Lhe dar.

Meu Deus! Como és grande e tornas grandes todos os que se Te dão inteiramente! Grandes, na simplicidade entrega e candura de vida!

“”Orígenes (c. 185-253)

presbítero, teólogo

Homilias sobre o Evangelho de São Lucas, n.º 15

«Ir em paz»

«Uma mulher tocou na orla do manto de Jesus e ficou curada» (Mt 9,20). Se esta mulher, ao tocar a extremidade do seu manto, daí retirou tantos benefícios, o que dizer de Simeão, que O recebeu em seus braços e deu largas à sua alegria ao ver que tinha diante de si o Menino que viera ao mundo para libertar os cativos (cf Lc 4,18), e que ele próprio seria em breve libertado dos laços do corpo? Simeão sabia que o único capaz de fazer alguém sair da prisão do corpo com os olhos postos na vida futura era Aquele que tinha em seus braços; por isso, diz: «Agora, Senhor, segundo a vossa palavra, deixareis ir em paz o vosso servo».

De resto, estas palavras não se aplicam apenas a Simeão, mas a todo o género humano. Quando alguém deixa este mundo, se liberta desta prisão e desta morada de cativos para alcançar a realeza, tome Jesus nos braços aconchegue-O ao peito, tenha-O junto ao coração, e assim, cheio de alegria, poderá chegar à meta que deseja alcançar.””

Agora Simeão e Ana! Será que Deus só chamou para ver Jesus Simão e Ana?

Não! Todos nós somos Simão, e todos nós somos Ana! Uns mais que outros!

Hoje é o Dia Mundial da Vida Consagrada. Falando em Vida Consagrada, lembramos de imediato o Santo Padre, Cardeais, Bispos, Arcebispos, Presbíteros ou Sacerdotes, Freiras, Monjas, Casais Consagrados às mais variadas atividades… mas, de um modo geral, todo o ser humano é consagrado a Deus Seu Pai. É… ou leve ser.

O Matrimónio é uma consagração plena à vida Familiar…membros de Movimentos Eclesiais… Grupos de casais… Grupos Corais, Catequeses, Trabalhos com Jovens…  Equipas de Definição Vocacional, tantas atividades em que podemos ofertar a nossa vida ao trabalho do Senhor em favor dos irmãos, tal qual como Ele quer que façamos.

Se mais não podermos, rezemos por toda a gente, conversão de pecadores, almas do purgatório, entendimento entre casais, entre familiares, pelos governantes, bancários, por quem trabalha na saúde, com idosos… tantas, tantas  coisas que podemos fazer!

Senhor Jesus, Maria Santíssima, Bem Aventurado São José, velai por todos nós a ajudai-nos a sermos o que Deus espera de todos nós!

Hermínia Nadais

Sem comentários: