terça-feira, 4 de novembro de 2014

ABERTURA AO ESPÍRITO SANTO




Fala-se muito no Espírito Santo. O Espírito Santo é o amor de Deus que entra em comunhão connosco e está sempre em nós, faz do nosso coração a sua morada.

O Espírito Santo é a alma ou a seiva vital da Igreja e de cada cristão.

A Igreja identifica sete dons do Espírito Santo, porque o sete é um número que simbolicamente quer dizer plenitude. O Espírito Santo dá-nos a plenitude dos Seus dons!

 Os dons do Espírito Santo são sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor a Deus.

Todos estes dons ou palavras que identificam os dons são deveras importantes para todos e cada um de nós e têm conotações muito diferentes das que lhe damos no nosso ser simplesmente humano, a começar pela sabedoria que não tem nada a ver com a sabedoria humana feita a partir de aprendizagens e experiências.

O dom da sabedoria dá-nos a graça de podermos ver os acontecimentos e as coisas, não segundo o nosso prazer, ódio, inveja, amor ou desamor,  mas segundo a vontade de Deus ou como se costuma dizer, com os olhos de Deus.

Mas para podermos ver as coisas com os olhos de Deus temos de ter com Deus uma relação de filhos para com o Pai, conhecer, interiorizar e viver segundo a Palavra de Deus, rezar ou falar com Deus com naturalidade e confiança como um filho fala com um pai!

Não com um pai qualquer, pois Deus é o melhor dos Pais. Temos de falar com Deus como um pai extremoso, generoso, afectuoso e bom!

Quando estamos em comunhão com Deus, o Espírito Santo faz-nos sentir e perceber o enorme amor, generosidade, afecto, carinho, ternura, misericórdia e compaixão de Deus por nós.

Ser sábio segundo o Espírito Santo não quer dizer saber ou ter uma resposta para tudo, mas conhecer a vontade de Deus e discernir, perante uma situação, se a escolha a fazer é ou não de Deus; é ter o gosto e o sabor de Deus no coração e na vida; é falar de Deus, mais do que por palavras, pela maneira de ser e agir, pelas acções, pelas nossas vivências de todos os dias!

Deus está com todos nós, Seus filhos, mas para que a nossa vida fale de Deus temos que viver de acordo com a vontade de Deus, o que só se consegue com a ajuda do Espírito Santo numa abertura e adesão total à Palavra que Jesus no veio ensinar!

 Se toda a vida é uma caminhada, a vida cristã, dentro da vida, é uma caminhada também, uma caminhada alegre e feliz, mas muito custosa e exigente!

A pessoa não nasce cristã e muito menos perfeita! E quando pensa que já conseguiu algum conhecimento de Deus, vivência cristã e perfeição... descobre que continua pequenininha diante da imensidão de realidades que se vão abrindo diante dos seus olhos... pela acção do Espírito Santo.

Não quero que acreditem no que escrevo... mas desejo ardentemente que todos, pela acção do Espírito Santo, de qualquer forma ou situação, se encontrem profundamente com Jesus, o amigo de todas as horas e momentos bons e menos bons... e se decidam a segui-Lo sem restrições, pois é a única forma de poderem averiguar a verdade das minhas afirmações!

Num mês dedicado às almas, cuidemos mais da nossa vida interior como convém!

Que o Espírito Santo nos ajude!

Sem comentários: